Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação prospectiva de uma estratégia de vacinação heteróloga na infecção experimental por Schistosoma mansoni empregando Vacinas de DNA

Processo: 09/01501-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Lúcia Helena Faccioli
Beneficiário:Milena Sobral Espíndola
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Esquistossomose   Vacinas de DNA   Mediadores da inflamação

Resumo

Dados epidemiológicos mostram que 207 milhões de pessoas estão acometidas pela esquistossomose e que 779 milhões vivem em áreas de risco. O Praziquantel e o Oxamniquine são os fármacos empregados no tratamento. No entanto, além de não impedirem re-infecções, não atuam nos estágios imaturos do verme, e têm induzido elevação dos casos de resistência. Portanto, o desenvolvimento de uma estratégia de vacinação eficaz representa um componente essencial no controle e erradicação da doença. Neste sentido, temos como objetivo estudar a resposta imunológica induzida por nova estratégia vacinal composta pela imunização com a vacina DNA-Sm14 em associação com a vacina de DNA-Hsp65. A proteína Sm14 é de vital importância para a sobrevivência do parasito, sendo uma das moléculas candidatas, segundo a OMS, a compor uma vacina contra Schistosoma mansoni. Estudos anteriores utilizando este antígeno na imunização demonstram porcentagem de proteção entre 42 e 67,9%, mas os efeitos profiláticos poderão ser otimizados e a eficácia aumentada, associando-se à imunização a vacina DNA-Hsp65. Em suma, a estratégia de vacinação empregando o protocolo de "prime boost" heterólogo será composto pela vacinação com DNA-Sm14, com o objetivo de indução da resposta imune específica contra o helminto, seguida da vacinação com o DNA-Hsp65, objetivando dessa forma, a otimização da resposta imune induzida pelo Sm14.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ESPINDOLA, MILENA SOBRAL; FRANTZ, FABIANI GAI; SOARES, LUANA SILVA; MASSON, ANA PAULA; TEFE-SILVA, CRISTIANE; BITENCOURT, CLAUDIA SILVA; OLIVEIRA, SERGIO COSTA; RODRIGUES, VANDERLEI; RAMOS, SIMONE GUSMAO; SILVA, CELIO LOPES; FACCIOLI, LUCIA HELENA. Combined immunization using DNA-Sm14 and DNA-Hsp65 increases CD8+memory T cells, reduces chronic pathology and decreases egg viability during Schistosoma mansoni infection. BMC INFECTIOUS DISEASES, v. 14, MAY 16 2014. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.