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Programa de saúde vocal para o professor: avaliação, auto-percepção vocal e ação educativa da voz

Processo: 09/01507-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2009
Vigência (Término): 31 de março de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Pereira
Beneficiário:Raquel Aparecida Pizolato
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Voz   Professores   Saúde ocupacional   Programa educativo

Resumo

Objetivo: analisar um programa de intervenção teórico-prático, objetivando a reeducação vocal para professores de ensino médio e fundamental, bem como avaliar o estado vocal dos participantes após a aplicação do programa. Metodologia: Duzentos professores de escolas públicas na faixa etária de 22 a 55 anos de ambos os gêneros serão entrevistados e avaliados. Os participantes serão selecionados de 10 escolas (sorteadas aleatoriamente) da rede pública de ensino de Piracicaba, SP, Brasil, e dividido em dois grupos: experimental (n=100, 5 escolas) e controle (n=100, 5 escolas). Antes, do programa, inicialmente, os voluntários responderão questionários envolvendo questões de saúde geral, saúde vocal e aspectos físicos do local de trabalho deles. Um protocolo de Qualidade de Vida e Voz (QVV), o qual analisa o impacto da disfonia na qualidade de vida, será utilizado; além disso, os voluntários deverão fazer um julgamento auto-perceptivo da qualidade vocal deles através de uma escala qualitativa. Um exame clínico será realizado para avaliar a presença ou ausência de sinais e sintomas de disfunção temporomandibular (Research Diagnostic Criteria -RDC). A sustentação dos /a/ prolongados serão coletados em gravador digital por duas vezes e uma das com melhor qualidade será escolhida por três examinadoras previamente calibradas que julgarão a qualidade de voz dos participantes usando a escala GRBAS. As análises acústicas, considerando freqüência fundamental, jitter, shimmer e proporção harmônico-ruído, serão realizadas no Laborátório de Voz do Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia da Cabeça e Pescoço, Escola de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), SP, Brazil e utilizar-se-á o software Sound Forge 7.0 (Sony ®). Após os dados coletados, o grupo experimental receberá um treinamento vocal, 2 vezes por semana, por 3 meses enquanto que o grupo controle incluírá um programa teórico, envolvendo palestras (n=2) e folders contendo cuidados com voz. Após 3 meses da finalização dos programas educativos vocais (experimental e controle), variáveis dependentes (vogal /a/ sustentada, score QVV, e auto-percepção vocal) serão reavaliadas. Os dados sobre as variáveis dependentes (vogal /a/ sustentada, escore QVV e auto-percepção vocal) e variáveis independentes (grupos), bem como os parâmetros acústicos (freqüência fundamental, jitter, shimmer e proporção ruído-harmônico) serão submetidos para análise estatística (teste Qui-quadado e Exato de Fisher, ANOVA e análise de regressão múltipla).Resultados Esperados: Dentro das limitações deste estudo, os autores esperam coletar dados que possam ajudar a desenvolver abordagens educativas para melhorar o estado vocal de educadores em seu ambiente de trabalho. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PIZOLATO, RAQUEL APARECIDA; BELTRATI CORNACCHIONI REHDER, MARIA INES; DOS SANTOS DIAS, CARLOS TADEU; MENEGHIM, MARCELO DE CASTRO; BOVI AMBROSANO, GLAUCIA MARIA; MIALHE, FABIO LUIZ; PEREIRA, ANTONIO CARLOS. Evaluation of the Effectiveness of a Voice Training Program for Teachers. JOURNAL OF VOICE, v. 27, n. 5, p. 603-610, SEP 2013. Citações Web of Science: 14.
PIZOLATO, RAQUEL APARECIDA; BELTRATI CORNACCHIONI REHDER, MARIA INES; MENEGHIM, MARCELO DE CASTRO; BOVI AMBROSANO, GLAUCIA MARIA; MIALHE, FABIO LUIZ; PEREIRA, ANTONIO CARLOS. Impact on quality of life in teachers after educational actions for prevention of voice disorders: a longitudinal study. HEALTH AND QUALITY OF LIFE OUTCOMES, v. 11, FEB 27 2013. Citações Web of Science: 11.

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