Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da influência do glicerol no processo de deposição de ligas Zn-Mn e nos depósitos de Zn-Mn

Processo: 09/01665-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Ivani Aparecida Carlos
Beneficiário:Eliene Leandro de Araújo
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Microscopia eletrônica de varredura   Eletroanalítica

Resumo

Nosso grupo de pesquisa tem se especializado no desenvolvimento de banhos para eletrodeposição de metais puros, ligas e no estudo eletroanalítico destes processos. Dentro de nossa linha de pesquisa, um dos temas de maior relevância é o desenvolvimento de eletrólitos menos agressivos e tóxicos que os de uso industrial e também a simplificação destes processos no que diz respeito ao número reduzido de aditivos presentes nestes banhos visando principalmente à aplicação das soluções eletrolíticas na obtenção de revestimentos sem trincas e dendritos.Atualmente, entre os sistemas de interesse do nosso grupo estão as ligas de Zn, que apresentam em sua constituição elementos como o Fe, Co, Ni, Cu ou Mn, os quais conduzem ao aumento da performance do Zn para proteção à corrosão. Nosso intuito inicial é ampliar o conhecimento sobre as ligas de Zn-Mn, as quais são as menos estudadas dentre as ligas de Zn.Os banhos empregados para deposição das ligas de Zn-Mn são, de modo geral, à base de íons amônio ou citrato, os quais levam a soluções não estáveis, ou à base de fluorborato, os quais são muito tóxicos. Deste modo, no presente projeto, pretende-se desenvolver e estudar um banho para a deposição da liga Zn-Mn sobre Pt, na presença do glicerol ou complexo bórico-glicerol (CBG), alternativo aos acima mencionados. Além do mais, o desenvolvimento deste projeto de pesquisa, nos possibilitará ampliar a utilização de técnicas eletroanalíticas tais como a voltametria cíclica para caracterizar o processo de deposição das ligas Zn-Mn sobre Pt e a cronopotenciometria para obtenção dos filmes. Também, caracterizaremos os eletrodepósitos por meio das técnicas de: Microscopia eletrônica de varredura (MEV), espectroscopia de dispersão de raios-X (EDX) e espectroscopia de difração de raios-X (DRX). Este projeto também visa definir as melhores condições para a obtenção da liga Zn-Mn com conteúdo de Mn aproximadamente 15% em massa (m) e com aspecto liso. Vale lembrar também, que a importância do estudo da deposição da liga está no subsídio que os resultados darão para o tratamento dos banhos de deposição de ligas Zn-Mn a serem descartados após intensivo uso, tratamento este necessário devido ao ISO 14000.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ARAUJO, ELIENE LEANDRO; RODRIGUES, ALISSON MENDES; VIANA, ANDERSON BEZERRA; VIANA, ROMMEL BEZERRA. The influence of glycerol as an additive in Zinc-Manganese alloy coatings formed by electrodeposition. ACTA SCIENTIARUM-TECHNOLOGY, v. 41, JAN-DEC 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.