Busca avançada
Ano de início
Entree

Bnei anussim no bairro de São Mateus: uma experiência de judaísmo na periferia paulistana

Processo: 09/02141-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Urbana
Pesquisador responsável:José Guilherme Cantor Magnani
Beneficiário:Carlos Andrade Rivas Gutierrez
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Judaísmo   Religiosidade popular   Periferia

Resumo

O projeto pretende estudar a inserção de um novo agente no campo judaico, suas relações dentro do campo e também com a metrópole. Um grupo de fiéis da Assembléia de Deus passa a se identificar como bnei anussim - descendente de judeus convertidos ao cristianismo - e cria a sinagoga Beith Israel, no bairro de São Mateus, periferia de São Paulo. Lá, praticam o judaísmo, conforme seus próprios esquemas de percepção, ortodoxo. Mas, ao buscar o reconhecimento da comunidade judaica oficial de São Paulo, são impedidos de retornar à religião, pois não são encarados como judeus autênticos, de acordo com as regras vigentes no campo judaico. Assim, desenvolvem suas atividades religiosas paralelamente às das sinagogas oficiais e passam a buscar auxílio de entidades rabínicas de Israel, a fim de serem aceitos no jogo. Tem início a luta entre ambos os agentes em torno do poder simbólico de classificar quem é ou não judeu (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GUTIERREZ, Carlos Andrade Rivas. Bnei anussim: uma experiência de judaísmo na periferia paulistana. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.