Busca avançada
Ano de início
Entree

Nanopartículas lipídicas sólidas: encapsulamento de tretinoína em aplicações tópicas

Processo: 09/02210-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Nelson Eduardo Duran Caballero
Beneficiário:Daniela Missiani Ridolfi
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Quitosana   Ácido retinoico   Nanopartículas lipídicas sólidas   Carreadores lipídicos nanoestruturados   Nanobiotecnologia

Resumo

A tretinoína é empregada no tratamento de várias doenças inflamatórias e proliferativas da pele e tem sido encapsulada em sistemas de liberação sustentada por apresentar problemas de instabilidade e causar irritabilidade dérmica. O objetivo deste projeto é utilizar nanopartículas lipídicas sólidas (NLS) e carreadores lipídicos nanoestruturados (CLN) no encapsulamento de tretinoína para uso tópico. Estes sistemas além de aumentarem a fotoestabilidade e diminuírem a irritação dérmica também aumentam a hidratação e a biodisponibilidade de princípios ativos na pele. As NLS e CLN serão recobertas com quitosana que possui a propriedade de bioadesão (adesão a peles e mucosas) e atividade antimicrobiana a fim de melhorar ainda mais estes sistemas. As nanopartículas serão preparadas por Homogeneização à Alta Pressão e as partículas serão caracterizadas quanto ao diâmetro e potencial zeta por espalhamento dinâmico de luz, morfologia por técnicas microscópicas, cristalinidade por calorimetria diferencial de varredura, eficiência de encapsulamento e cinética de liberação in vitro. Além disto, serão feitos estudos de permeação cutânea e de citotoxicidade da treinoína livre e nanoencapsulada.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIDOLFI, Daniela Missiani. Nanopartículas lipídicas sólidas : encapsulação de tretinoína para aplicação tópica. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.