Busca avançada
Ano de início
Entree

Regulação da expressão do gene do GLUT4 pelo estrógeno: papel dos receptores ER alfa e ER beta

Processo: 09/02217-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Ubiratan Fabres Machado
Beneficiário:Raquel Saldanha Campello
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/50554-1 - Transportadores de glicose e Diabetes mellitus: contribuição ao conhecimento da regulação da glicemia e do desenvolvimento de complicações, AP.TEM
Assunto(s):Estrógenos   Estradiol   Glicose   Receptor alfa de estrogênio   Receptor beta de estrogênio   Expressão gênica

Resumo

A resistência à insulina ocorre a partir de uma combinação de fatores genéticos e ambientais, podendo ser considerada a causa primária para o desenvolvimento de desordens metabólicas, como o diabetes mellitus tipo 2 (DM). Manifesta-se como uma reduzida capacidade dos tecidos sensíveis à insulina em responder a níveis normais do hormônio. Nestes tecidos, o transporte de glicose em insulina ocorre através do transportador de glicose (GLUT4), e alterações na expressão gênica desse transportador estão relacionadas com modificações na sensibilidade à insulina. Atualmente, sabe-se que o estradiol (E2) está envolvido na modulação da sensibilidade à insulina, e estudos prévios de nosso grupo revelaram que o E2 participa da regulação do gene do GLUT4. No presente projeto pretende-se investigar a regulação da expressão gênica do GLUT4 pelo E2 in vitro, bem como os mecanismos envolvidos nesta regulação. Células da linhagem 3T3-L1 (adiposas) serão tratadas com 17² Estradiol durante diferentes tempos (1, 2, 4 e 6 dias) e em diferentes concentrações (0.1, 1, 10 e 100 nM) para avaliação do conteúdo do mRNA e da proteína GLUT4. Nas condições de maior efeito do E2, as células serão adicionalmente tratadas com agonistas e antagonistas seletivos para os receptores de E2 (ER-a e ER-b). Além disso, será investigada a capacidade ligação e interação dos ERs e do fator transcricional NFkB no promotor do gene GLUT4. Com esses resultados espera-se demonstrar a importância dos estrógenos na regulação do gene do GLUT4, revelando mecanismos moleculares envolvidos, e definindo ação biológica no controle glicêmico tanto de mulheres como de homens. Adicionalmente, este estudo poderá contribuir para o conhecimento de novas estratégias preventivas e/ou terapêuticas para o tratamento do DM. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMPELLO, R. S.; ALVES-WAGNER, A. B.; LUCAS, T. F.; MORI, R. C.; FURUYA, D. T.; PORTO, C. S.; MACHADO, U. F. Estrogen Receptor 1 Agonist PPT Stimulates Slc2a4 Gene Expression and Improves Insulin-Induced Glucose Uptake in Adipocytes. CURRENT TOPICS IN MEDICINAL CHEMISTRY, v. 12, n. 19, p. 2059-2069, OCT 2012. Citações Web of Science: 13.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAMPELLO, Raquel Saldanha. 17b-estradiol aumenta a expressão de Slc2a4/GLUT4 em adipócitos 3T3-L1 via ESR1.. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.