Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem ambiental e geotecnologias para avaliação do impacto antrópico e da sustentabilidade da substituição do Bioma Cerrado por agricultura intensiva no Brasil Central

Processo: 09/01894-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2009
Vigência (Término): 30 de abril de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:Antonio Roberto Formaggio
Beneficiário:Kleber Trabaquini
Instituição-sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Sustentabilidade   Degradação ambiental   Modelagem ambiental

Resumo

Os Cerrados são o segundo maior bioma brasileiro e foram eleitos como uma das vinte e cinco áreas, no Planeta, consideradas mais ricas e prioritárias para conservação; contudo, este bioma vem sofrendo crescente pressão ambiental desde a decada de 1970. A presente proposta tem como base a hipótese de que, usando dados de sensoriamento remoto, geotecnologias e modelagem ambiental, é possível avaliar o impacto causado pela rápida substituição do bioma Cerrado por agricultura intensiva no Brasil Central, bem como fornecer estimativas e cenários sobre a sustentabilidade das atuais práticas de uso e manejo na região para horizontes temporais de 10, 20 e 30 anos futuros. Assim, pretende-se: (1) avaliar os dados MODIS (250m) quanto ao seu potencial para detectar mudanças antrópicas sobre a vegetação dos Cerrados; (2) avaliar, por meio de imagens de sensoriamento remoto e com geotecnologias, como foi a dinâmica de substituição do bioma Cerrado na região de estudo, considerando cortes temporais em 1985, 1990, 1995, 2000 e 2005; (3) aplicar modelos ambientais de estimativas de perdas de solos por erosão e de avaliação de mudanças no escoamento superficial, causadas pelas alterações da cobertura vegetal; (4) desenvolver um índice de degradação ambiental (IDA) que permita avaliar os efeitos ambientais das referidas substituições e práticas de uso/manejo; (5) realizar simulações e cenários de sustentabilidade para um horizonte temporal de 10, 20 e 30 anos futuros; e (6) realizar recomendações quanto às práticas exploratórias, visando a manutenção ou a melhoria das perspectivas de sustentabilidade para a região.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TRABAQUINI, KLEBER; FORMAGGIO, ANTONIO ROBERTO; GALVAO, LENIO SOARES. CHANGES IN PHYSICAL PROPERTIES OF SOILS WITH LAND USE TIME IN THE BRAZILIAN SAVANNA ENVIRONMENT. LAND DEGRADATION & DEVELOPMENT, v. 26, n. 4, p. 397-408, MAY 2015. Citações Web of Science: 20.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.