Busca avançada
Ano de início
Entree

Fluxo de pólen e isolamento genético de população e árvores espacialmente isoladas de Copaifera langsdorffii Desf. (Leguminosae - Caesalpinoideae)

Processo: 09/01943-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Silvicultura
Pesquisador responsável:Alexandre Magno Sebbenn
Beneficiário:Ricardo de Oliveira Manoel
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Genética populacional   Fluxo gênico

Resumo

Estudos do sistema de reprodução, distância de fluxo de pólen e isolamento de populações e árvores em campos e pastagens são fundamentais para entender os efeitos da fragmentação sobre a genética de populações de tais espécies. Tais estudos permitem detectar os efeitos do isolamento reprodutivo, perda de diversidade genética e aumento da endogamia nas populações, bem como o delineamento de estratégias para a conservação in situ, amostragem de germoplasma para a conservação ex situ e coleta de sementes para a recuperação ambiental. Dentro desse contexto, os objetivos deste projeto são estudar por marcadores moleculares microssatélites o sistema de reprodução, a heterogeneidade do conjunto de pólen compartilhado por diferentes árvores, a distância de fluxo de pólen e o grau de isolamento via pólen de uma pequena população de Copaifera langsdorffii Desf. localizada em um fragmento de 4,8 ha dentro do município de São José do Rio Preto, norte do estado de São Paulo. Também se pretende estudar estes aspectos em sementes coletadas de árvores isoladas em campos e pastagens. Para tanto, serão mapeadas e genotipadas todas as 112 árvores adultas reprodutivas existente no referido fragmento e genotipadas 450 sementes coletadas de 15 árvores matrizes (30 sementes/árvore), sendo cinco árvores localizadas na área central do bosque e 10 árvores distribuídas o mais próximo possível da borda. Adicionalmente, serão mapeadas e genotipadas 15 árvores isoladas em campos e pastagens e coletadas 20 sementes de cada árvore. As análises do sistema de reprodução serão realizadas com base no modelo misto de reprodução, modelo de cruzamentos correlacionados e utilizando análise de paternidade. Estas análises também permitirão estimar o tamanho efetivo de variância nas árvores adultas e nas progênies e, assim, determinar o potencial evolutivo da presente e futuras gerações do fragmento. Estes resultados permitirão entender parte importante do processo de reprodução, isolamento reprodutivo da população, e vizinhanças genéticas reprodutivas em populações altamente fragmentadas e árvores isoladas de C. langsdorffii. Este estudo também dará um indicativo de seu potencial para a conservação in situ, coleta de sementes para formação de bancos de germoplasma e para coleta de sementes em árvores matrizes para a recuperação ambiental.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANOEL, RICARDO O.; ALVES, PATRICIA F.; DOURADO, CECILIA L.; GAINO, ANA P. S. C.; FREITAS, MIGUEL L. M.; MORAES, MARIO L. T.; SEBBENN, ALEXANDRE M. Contemporary pollen flow, mating patterns and effective population size inferred from paternity analysis in a small fragmented population of the Neotropical tree Copaifera langsdorffii Desf. (Leguminosae-Caesalpinioideae). CONSERVATION GENETICS, v. 13, n. 3, p. 613-623, JUN 2012. Citações Web of Science: 22.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MANOEL, Ricardo de Oliveira. Distância e padrões de dispersão contemporânea de pólen e sistema de reprodução em pequeno fragmento isolado de Copaifera Langsdorffii Desf. (Leguminosae – Caesalpinoideae). 2011. 72 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Ilha Solteira). Ilha Solteira.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.