Busca avançada
Ano de início
Entree

"financeirização" dò capitalismo e suas implicações sociológicas

Processo: 09/02616-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Ricardo Musse
Beneficiário:Ilan Lapyda
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Financeirização

Resumo

A pesquisa a ser desenvolvida buscará analisar, confrontando a posição de três importantes teóricos, um conjunto de transformações sofridas pelas sociedades capitalistas a partir dos anos 1970 apontado por muito pensadores e designado por muitos destes como uma "financeirização" do capitalismo. A análise aqui proposta seguirá dois grandes eixos. O primeiro é se concentrar fundamentalmente nos trabalhos de David Harvey, Giovanni Arrighi e François Chesnais de forma a compreender a fundo as transformações da estrutura "macro" e econômica do capitalismo por eles apontadas. Além disso, comparando-os entre si, o intuito é tornar nítidas as diferenças de perspectiva entre os autores. O segundo eixo constitui-se em explicitar as implicações sociológicas das teorias dos três autores relacionando-as às mudanças mais "micro" e sócio-políticas que a sociologia tem apontado em importantes esferas da sociedade, como a do trabalho, a da política, etc. O objetivo mais geral da pesquisa, portanto, é de encontrar/explicitar as mediações entre, de um lado, as transformações econômicas mais amplas pelas quais o capitalismo vem passando desde os anos 1970 e, de outro, as mudanças ocorridas no plano social e político durante o mesmo período.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LAPYDA, Ilan. A \"financeirização\" no capitalismo contemporâneo: uma discussão das teorias de François Chesnais e David Harvey. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.