Busca avançada
Ano de início
Entree

Consumo alimentar residual como índice de eficiência alimentar e qualidade de carne de novilhos Nelore

Processo: 09/02328-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Dante Pazzanese Duarte Lanna
Beneficiário:Andréa Roberto Duarte Lopes Souza
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Qualidade da carne   Gado Nelore   Novilhos   Eficiência alimentar   Consumo

Resumo

Este ensaio é parte do projeto do Macro programa "Estratégias genéticas para melhoria da eficiência de produção e da qualidade da carne bovina no Brasil", a ser conduzido pela Embrapa Gado de Corte, Embrapa Pecuária Sudeste, Instituto de Zootecnia e ESALQ. O objetivo do grupo é avaliar a existência de variação genética aditiva e identificar os genes relacionados às características de qualidade da carne e eficiência alimentar para a raça Nelore. Em três anos de projeto serão avaliados 800 novilhos, filhos de 30 touros selecionados do Sumário Nacional de Touros da raça Nelore. O objetivo desta proposta será avaliar, em dois anos, as relações entre consumo alimentar residual, características de carcaça e qualidade de carne de 300 novilhos da raça Nelore. Em cada ano serão confinados 150 machos Nelore com 18 meses de idade em baias com cancela eletrônica, durante 100 dias. A dieta irá conter em média 13% de PB e 71% de NDT. O consumo de matéria seca será diariamente ajustado em função das sobras e as pesagens serão realizadas na entrada e a cada 14 dias. Após abate serão obtidos parâmetros quantitativos e qualitativos da carcaça. Todas as mensurações de desempenho animal (consumo, ganho de peso, dados de ultra-sonografia) e de qualidade de carcaça e carne (peso de carcaça, acabamento, área de olho de lombo, espessura de gordura, escore de marmoreio,extrato etéreo, força de cisalhamento, MFI) serão analisadas mediante análise de variância utilizando o PROC MIXED do SAS (2002). A partir dos dados gerados nesta proposta será possível verificar os potenciais efeitos da seleção de animais para eficiência alimentar sobre as características de interesse econômico, como qualidade de carne.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Andréa Roberto Duarte Lopes. Relações entre eficiência alimentar, características de carcaça e qualidade de carne de novilhos Nelore confinados. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.