Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do papel de duas ferritinas no metabolismo de ferro de Caulobacter crescentus e sua regulação por um pequeno RNA

Processo: 09/02379-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 31 de outubro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Marilis Do Valle Marques
Beneficiário:Mirian Molnar Rodrigues
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ferritinas   Genética bacteriana

Resumo

Ferro é um micronutriente essencial aos organismos vivos, e as bactérias utilizam várias estratégias para a administração dos níveis deste metal. Dentre estas, utilizam proteínas intracelulares de estocagem de ferro (ferritinas) que permitem acesso ao metal quando este está em baixa quantidade e o controle de consumo de ferro é feito regulando a expressão destas ferritinas. Em muitas bactérias essa regulação do metabolismo de ferro é mediada pela proteína Fur em associação a ferro, agindo diretamente, ou indiretamente por meio de um pequeno RNA (sRNA). Este trabalho tem por objetivos o estudo de duas ferritinas e seus mecanismos regulatórios, incluindo a identificação em C. crescentus de um sRNA equivalente funcional ao pequeno RNA RyhB de E. coli. Serão realizadas a deleção dos genes codificantes das duas ferritinas e da região contendo o possível sRNA, e os fenótipos dos mutantes serão avaliados quanto ao metabolismo de ferro e resposta ao estresse oxidativo. Será feita uma análise da expressão dos genes das ferritinas e do sRNA em resposta à homeostase de ferro e ao estresse oxidativo, através da clonagem das regiões regulatórias dos genes à frente de um gene repórter de transcrição lacZ. Ensaios de expressão dos genes das ferritinas nos mutantes do sRNA, fur e oxyR permitirão definir a rede regulatória destes genes. Também serão feitos ensaios de expressão de outros genes de metabolismo de ferro no mutante de sRNA e avaliação do papel de cada ferritina no acúmulo de ferro.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CASTRO FERREIRA, IVAN GONCALVES; RODRIGUES, MIRIAN MOLNAR; DA SILVA NETO, JOSE FREIRE; MAZZON, RICARDO RUIZ; MARQUES, MARILIS DO VALLE. Role and regulation of ferritin-like proteins in iron homeostasis and oxidative stress survival of Caulobacter crescentus. BIOMETALS, v. 29, n. 5, p. 851-862, OCT 2016. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. Estudo do papel de duas ferritinas no metabolismo de ferro de Caulobacter crescentus e sua regulação.. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.