Funções executivas e suas relações com bullying e saúde mental de estudantes em tr...
- Auxílios pontuais (curta duração)
Processo: | 09/02855-8 |
Linha de fomento: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Vigência (Início): | 01 de março de 2010 |
Vigência (Término): | 30 de junho de 2011 |
Área do conhecimento: | Ciências Humanas - Educação |
Pesquisador responsável: | Maria Suzana de Stefano Menin |
Beneficiário: | Loriane Trombini Frick |
Instituição-sede: | Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil |
Assunto(s): | Bullying Violência escolar |
Resumo Este trabalho possui como objetivo principal analisar as possíveis relações dos conflitos interpessoais com o Fenômeno Bullying em âmbito escolar refletindo sobre os modos de agir de alunos e professores diante dos conflitos, identificando a ocorrência deste fenômeno entre os sujeitos pesquisados e quais os sentimentos apontados por estes em situações de conflitos e de bullying. Apresentamos, neste momento, uma segunda versão do projeto modificado em função de sugestões do parecerista da Fapesp. Na fundamentação teórica foram acrescentados novos autores para melhor definição do conceito de bullying e, na metodologia, um novo instrumento de investigação. A pesquisa será realizada em uma escola pública municipal de Osvaldo Cruz, SP, mencionada como tendo casos de violência entre alunos. Os participantes serão alunos e professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e de classes apontadas pela direção da escola com maior existência de conflitos. Os dados coletados serão compreendidos e interpretados dentro de uma abordagem qualitativa e quantitativa, através de um estudo de caso com observações da rotina escolar em classe, aplicação de questionários e entrevistas a alunos e professores. | |