Busca avançada
Ano de início
Entree

As relações entre os conflitos interpessoais e o Bullying: um estudo nos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas públicas

Processo: 09/02855-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Maria Suzana de Stefano Menin
Beneficiário:Loriane Trombini Frick
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Bullying   Violência escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bullying | Conflitos Interpessoais | Sentimentos | Violência escolar | Violência escolar

Resumo

Este trabalho possui como objetivo principal analisar as possíveis relações dos conflitos interpessoais com o Fenômeno Bullying em âmbito escolar refletindo sobre os modos de agir de alunos e professores diante dos conflitos, identificando a ocorrência deste fenômeno entre os sujeitos pesquisados e quais os sentimentos apontados por estes em situações de conflitos e de bullying. Apresentamos, neste momento, uma segunda versão do projeto modificado em função de sugestões do parecerista da Fapesp. Na fundamentação teórica foram acrescentados novos autores para melhor definição do conceito de bullying e, na metodologia, um novo instrumento de investigação. A pesquisa será realizada em uma escola pública municipal de Osvaldo Cruz, SP, mencionada como tendo casos de violência entre alunos. Os participantes serão alunos e professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e de classes apontadas pela direção da escola com maior existência de conflitos. Os dados coletados serão compreendidos e interpretados dentro de uma abordagem qualitativa e quantitativa, através de um estudo de caso com observações da rotina escolar em classe, aplicação de questionários e entrevistas a alunos e professores.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FRICK, Loriane Trombini. As relações entre os conflitos interpessoais e o bullying: um estudo nos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas públicas. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.