Busca avançada
Ano de início
Entree

As relações entre os conflitos interpessoais e o bullying: um estudo nos anos iniciais do ensino fundamental de duas escolas públicas

Processo: 09/02855-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 30 de junho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Maria Suzana de Stefano Menin
Beneficiário:Loriane Trombini Frick
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Bullying   Violência escolar

Resumo

Este trabalho possui como objetivo principal analisar as possíveis relações dos conflitos interpessoais com o Fenômeno Bullying em âmbito escolar refletindo sobre os modos de agir de alunos e professores diante dos conflitos, identificando a ocorrência deste fenômeno entre os sujeitos pesquisados e quais os sentimentos apontados por estes em situações de conflitos e de bullying. Apresentamos, neste momento, uma segunda versão do projeto modificado em função de sugestões do parecerista da Fapesp. Na fundamentação teórica foram acrescentados novos autores para melhor definição do conceito de bullying e, na metodologia, um novo instrumento de investigação. A pesquisa será realizada em uma escola pública municipal de Osvaldo Cruz, SP, mencionada como tendo casos de violência entre alunos. Os participantes serão alunos e professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e de classes apontadas pela direção da escola com maior existência de conflitos. Os dados coletados serão compreendidos e interpretados dentro de uma abordagem qualitativa e quantitativa, através de um estudo de caso com observações da rotina escolar em classe, aplicação de questionários e entrevistas a alunos e professores.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FRICK, Loriane Trombini. As relações entre os conflitos interpessoais e o bullying : um estudo nos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas públicas. 2011. 195 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.