Busca avançada
Ano de início
Entree

Ciclo reprodutivo e análise ultraestrutural da espermatogênese de Cichla kelberi (Teleostei, Perciformes, Cichlidae)

Processo: 09/02891-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Vicentini
Beneficiário:Diógenes Henrique de Siqueira Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Peixes   Ultraestrutura   Espermatogênese

Resumo

A ictiofauna de água doce Neotropical é considerada a mais rica do mundo. De acordo com Reis et al. (2003), das 13.000 espécies de peixes de água doce estimada para o planeta, aproximadamente 6.000 espécies são encontradas na região Neotropical. Esse elevado número de espécies reflete a grande diversidade da região, além de um aumento significativo do conhecimento da ictiofauna brasileira. Entretanto, apesar do notável progresso do conhecimento nessa área, muito ainda resta ser conhecido acerca dos diversos grupos, devido à imensa magnitude da biodiversidade neotropical. Pertencente a Ordem Perciformes, a família Cichlidae é considera a mais numerosa família de peixes não-Ostariophysi, com estimativa de 571 espécies de água doce ocorrendo no Brasil, dentre elas as do gênero Cichla, popularmente conhecidos como tucunarés, apresentam grande valor econômico, sendo muito apreciadas na culinária e na pesca esportiva. Assim, o presente estudo tem como objetivo realizar a caracterização testicular, definir as classes reprodutivas, baseando-se nas alterações do epitélio germinativo em contínuo e descontínuo e a análise ultraestrutural da espermatogênese do Cichla kelberi, uma nova espécie, que se distingue das demais espécies de Cichla por apresentar pequenas manchas claras nas nadadeiras pélvica e anal e no lobo inferior da nadadeira caudal. Os resultados a serem obtidos serão importantes para a área de reprodução e manejo, considerando que não foram encontrados estudos referentes a morfofisiologia do aparelho reprodutor de Cichla kelberi.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SIQUEIRA-SILVA, D. H.; DA SILVA COSTA, R.; NINHAUS-SILVEIRA, A.; VICENTINI, C. A.; VERISSIMO-SILVEIRA, R. Ultrastructural analysis of spermiogenesis in the neotropical cichlid Cichla kelberi Kullander & Ferreira, 2006 (Perciformes: Cichlidae). Journal of Applied Ichthyology, v. 28, n. 6, SI, p. 878-882, DEC 2012. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Diógenes Henrique de Siqueira. Ciclo reprodutivo e análise ultraestrutural da espermatogênese de Cichla kelberi (TeLeostei: Perciformes: Cichlidae). 2011. 84 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.