Bolsa 09/02899-5 - Telejornalismo, Jornalismo cidadão - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Estratégias enunciativas do telejornalismo cidadão - A experiência do "Na Hora Certa"

Processo: 09/02899-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de março de 2011
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Pesquisador responsável:Ana Silvia Lopes Davi Médola
Beneficiário:Mariana Dourado Grzesiuk
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Telejornalismo   Jornalismo cidadão   Semiótica discursiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Jornalismo cidadão | Semiótica discursiva | Telejornalismo | Jornalismo Cidadão

Resumo

Por meio da Internet - ferramenta que tem como característica marcante a interatividade - é possível que o cidadão comum se torne um repórter, relatando suas histórias e notícias, publicando suas fotos e até seus vídeos. Surge, então, a prática do jornalismo cidadão, em que o usuário da rede passa a ser também produtor de informações, ampliando a esfera pública, trazendo novos temas e linguagens. Mais do que isso, o ato de agir como repórter exigirá um público mais crítico e consciente da esfera social, revitalizando a mídia na contribuição do debate da vida pública e do desenvolvimento da cidadania. Mas além da Internet, outros meios de comunicação começam a abrir espaço para essa participação. Este trabalho pretende se debruçar sobre a participação do público no quadro "Na Hora Certa" (NHC), que vai ao ar no telejornal ParanáTV, da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), afiliada da Rede Globo no Estado do Paraná. A iniciativa traz uma abertura para o público na confecção de conteúdos jornalísticos. Assim, torna-se importante estudar como a mídia tradicional se apropria da participação do telespectador, buscando evidenciar de que maneira esta ganha espaço e como é mantido o diálogo com a produção profissional. A pesquisa propõe verificar, apoiada no instrumento teórico metodológico da semiótica discursiva, de que maneira o contrato enunciativo é construído na produção enviada pelo público e veiculada no telejornal. A partir da análise textual, iremos investigar os procedimentos de discursivização e as estratégias enunciativas que articulam a construção de sentido no uso da participação do público em uma linguagem sincrética audiovisual. Expondo essa temática, esperamos contribuir para o debate e a reflexão sobre esse rearranjo do processo produtivo jornalístico.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GRZESIUK, Mariana Dourado. Estratégias enunciativas do jornalismo participativo na TV. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Arquitetura. Artes. Comunicação e Design. Bauru Artes.