Busca avançada
Ano de início
Entree

Resposta antioxidativa de cafeeiros (Coffea arabica) expostos ao metal pesado cádmio

Processo: 09/02972-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:Ricardo Antunes de Azevedo
Beneficiário:Milca Bartz Rolao
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Cádmio   Metais pesados

Resumo

A contaminação ambiental por metais pesados é um sério problema enfrentado atualmente pela humanidade, e tem causado grande preocupação, devido ao seu acúmulo em plantas cultivadas, podendo afetar a cadeia alimentar de homens e animais. O metal pesado Cádmio (Cd) é um dos contaminantes mais difundidos no ambiente, devido às diversas atividades humanas, e pode causar sérios danos ao metabolismo celular com a inibição de processos fisiológicos importantes. Em trabalhos anteriores de nosso grupo de pesquisa estudamos o efeito desse metal no metabolismo antioxidativo de células de café em suspensão. Observamos que as células de café respondem prontamente à exposição de pequenas doses do metal. O projeto proposto pretende dar continuidade a estes estudos, agora em plantas produzindo em condições de campo, onde verificar-se-á a resposta antioxidativa pela análise da atividade e expressão das enzimas antioxidativas envolvidas no sistema oxidante de defesa das plantas. Os estudos das seqüências de genes que codificam para estas enzimas terão como base o banco de dados do projeto EST-Genoma Café.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROLAO, Milca Bartz. Resposta antioxidativa de cafeeiros (Coffea arabica) expostos ao metal pesado cádmio. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.