Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos cardiovasculares e na ingestão de NaCl hipertônico e água induzida por agonista GABAC injetado no núcleo parabraquial lateral (NPBL) de ratos

Processo: 09/03006-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 30 de junho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:João Carlos Callera
Beneficiário:Gean Domingos da Silva Souza
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Sal na dieta

Resumo

O núcleo parabraquial lateral (NPBL) é uma região localizada na ponte que participa no controle da ingestão de água e sódio. Estudos anteriores mostraram a presença de mecanismos inibitórios serotonérgicos e colecistocinérgicos do NPBL no controle da ingestão de sódio e água, pois injeções de metisergide ou proglumide, antagonistas da 5-HT e da colecistocinina, respectivamente, aumentaram a ingestão de sódio hipertônico 1.8% induzido pela depleção de sódio com tratamento combinado de furosemide e captopril subcutâneo e aumentaram a ingestão de água induzido pela angiotensina II central. No entanto, metisergide ou proglumide não modifica a ingestão de água e sódio em ratos saciados. O GABA é o principal neurotransmissor inibitório no sistema nervoso central. Até recentemente, dois subtipos de receptores para o GABA eram conhecidos(GABAa, sensíveis ao muscimol e bicuculina e GABAb sensíveis ao baclofen). Várias evidências mostram a existência de uma terceira classe de receptor GABA (receptor GABAc), que é distinto farmacológicamente dos receptores GABAa e GABAb e são insensíveis a drogas que modulam os receptores GABAa e GABAb. Estudos recentes do nosso laboratório mostraram que injeções no NPBL bilateral de muscimol (agonista GABAa) ou baclofen (agonista GABAb)aumentou a pressão arterial e induziu ingestão de sódio e água em ratos saciados, depletados de sódio e em ratos hiperosmóticos. Considerando o envolvimento de mecanismos GABAérgicos na regulação da ingestão de água e sódio, a existência de mecanismos inibitórios no NPBL no controle da ingestão de sódio e o conhecido efeito da injeção no NPBL bilateral dos agonistas GABAa (muscimol) e GABAb (baclofen) na ingestão de água e sódio hipertônico em ratos, no presente projeto de pesquisa pretendemos investigar os efeitos cardiovasculares (pressão arterial e frequência cardíaca) e na ingestão de água e NaCl 1.8% induzido por um agonista de receptores GABAc em ratos saciados, sem tratamento prévio e em ratos depletados de sódio utilizando o modelo de injeção subcutânea de furosemida e captopril.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOMINGOS-SOUZ, GEAN; MESCHIARI, CESAR ARRUDA; BUZELLE, SAMYRA LOPES; CALLERA, JOAO CARLOS; ANTUNES-RODRIGUES, JOSE. Sodium and water intake are not affected by GABA(C) receptor activation in the lateral parabrachial nucleus of sodium-depleted rats. Journal of Chemical Neuroanatomy, v. 74, p. 47-54, JUL 2016. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Gean Domingos da Silva. Efeitos cardiovasculares e na ingestão de NaCl 1,8% e água induzida pela injeção de trans-4-aminocrotonic acid (TACA) no núcleo parabraquial lateral (NPBL) de ratos. 2011. 74 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Odontologia de Araçatuba. Araçatuba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.