Busca avançada
Ano de início
Entree

Crítica e autocrítica da modernidade: crise civilizatória e utopia anticapitalista em Michael Löwy

Processo: 09/02657-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Maria Orlanda Pinassi
Beneficiário:Fabio Mascaro Querido
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Marxismo   Pensamento social   Romantismo   Sociologia da cultura

Resumo

A fim de aprofundar a pesquisa de Iniciação Científica que - sob financiamento da FAPESP - realizamos ao longo de 2008, o trabalho ora apresentado centra-se na tentativa de sistematizar a leitura peculiarmente crítica de Michael Löwy acerca da modernidade, leitura efetivada sob os contornos de um cenário histórico marcado pelo congestionamento, se não esgotamento, de algumas das mais sedimentadas teorias da "modernização". Almeja-se assim antever as formas através das quais os textos de Michael Löwy respondem, a partir de uma apropriação específica seja do Kulturpessimismus weberiano e romântico e/ou da crítica benjaminiana do progresso, às profundas transformações da (pós) modernidade capitalista contemporânea. Para tanto, toma-se como mediação fundamental a perspectiva teórica e política do assim chamado ecossocialismo que, conforme Michael Löwy, se manifesta como uma "corrente de pensamento e de ação", cuja resposta à crise ecológica, a um só tempo romântica e socialista, constitui igualmente uma crítica às potencialidades destrutivas do paradigma societário e produtivo da modernidade.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
QUERIDO, Fabio Mascaro. Crítica e autocrítica da modernidade : crise civilizatória e utopia anticapitalista em Michael Löwy. 2011. 212 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.