Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do papel dos receptores P2 nos processos de diferenciação e morte celular de osteoblastos

Processo: 09/02775-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Celular
Pesquisador responsável:Alice Teixeira Ferreira
Beneficiário:Renata Rodrigues
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Osteoblastos   Osso e ossos   Morte celular   Proliferação celular   Diferenciação celular   Trifosfato de adenosina   Receptores purinérgicos   Receptores purinérgicos P2

Resumo

Movimentos mecânicos durante o exercício (liberação não lítica) e fraturas (liberação lítica) causam a liberação de moléculas como o ATP no tecido ósseo. O ATP liberado pode ativar receptores de membrana celular (receptores purinérgicos ou P2) que aceleram o processo de formação óssea. Os receptores P2 subdividem-se em P2X (canais iônicos) e P2Y (acoplados à proteína G), e são expressos na maior parte dos tecidos, inclusive no tecido ósseo. Assim, nos últimos anos, tem-se estudado a função que desempenham os receptores P2 no crescimento dos ossos e na reparação das fraturas, mostrando a presença funcional de alguns subtipos de receptores P2; sugerindo-se a participação dos receptores P2X na proliferação dos osteoblastos, e dos receptores P2Y na diferenciação, contudo não há evidência direta destas suposições fazendo-se necessários mais estudos para esclarecer a real função dos receptores P2 nestes processos. Além disso, resultados recentes obtidos por nosso grupo, têm mostrado a ação do ATP nos osteoblastos por estímulos mecânicos como o ultrassom; paralelamente, foi observado que altas concentrações de ATP e UTP promovem diminuição do número de células por mecanismos ainda não descritos. Desta forma, o presente projeto pretende verificar o papel dos receptores P2 no processo de diferenciação e morte celular de osteoblastos ajudando assim no entendimento do papel fisiológico destes receptores no tecido ósseo ajudando a esclarecer a função dos receptores P2 no tecido ósseo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES-RIBEIRO, RENATA; ALVARENGA, ERIKA COSTA; CALIO, MICHELE LONGONI; PAREDES-GAMERO, EDGAR JULIAN; FERREIRA, ALICE TEIXEIRA. Dual Role of P2 Receptors during Osteoblast Differentiation. Cell Biochemistry and Biophysics, v. 71, n. 2, p. 1225-1233, MAR 2015. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.