Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo genético da síndrome de Silver-Russell

Processo: 09/03341-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2009
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Angela Maria Vianna Morgante
Beneficiário:Adriano Bonaldi
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14254-2 - Centro de Estudos do Genoma Humano, AP.CEPID
Assunto(s):Síndrome de Silver-Russell   Imprinting genômico   Genética médica

Resumo

A síndrome de Silver-Russell (SRS) caracteriza-se principalmente por grave retardo de crescimento intra-uterino e pós-natal, macrocrania relativa e face triangular, entre outros dismorfismos menos freqüentes. A SRS é geneticamente heterogênea. Alterações (epi)genéticas no cromossomo 11 (11p15) como duplicação materna ou hipometilação de um dos seus centros de imprinting (ICR1) são responsáveis por 38-64% dos casos. A dissomia uniparental materna do cromossomo 7 (UPD7) ocorre em 5-10% dos casos. Alterações cromossômicas estruturais diversas já foram descritas em afetados. Em nosso projeto de iniciação científica, testamos 32 indivíduos não aparentados quanto a UPD7 e encontramos um com essa alteração. Em 13 desses pacientes foi investigado o padrão de metilação das ICRs em 11p15: quatro apresentaram hipometilação de ICR1 e em um a análise revelou uma duplicação de origem materna que incluía ICR2. Investigamos por sequenciamento direto a presença de mutações no gene CDKAL1, considerado candidato para a SRS em estudo prévio de nosso laboratório, analisando 16 pacientes com SRS e nenhuma alteração foi identificada. O estudo da SRS continua tema deste projeto de mestrado, na busca de mecanismos genéticos que expliquem os casos não relacionados a alterações em 11p15 ou a UPD7, que podem chegar a 40% dos afetados. Este estudo compreenderá (a) a investigação de alterações cromossômicas submicroscópicas por hibridação genômica comparativa em microarray (a-CGH), na busca de genes/regiões cromossômicas relacionadas à síndrome e (b) a investigação de mutações no gene candidato CDKAL1.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BONALDI, ADRIANO; MAZZEU, JULIANA F.; COSTA, SILVIA S.; HONJO, RACHEL S.; BERTOLA, DEBORA R.; ALBANO, LILIAN M. J.; FURQUIM, ISABEL M.; KIM, CHONG A.; VIANNA-MORGANTE, ANGELA M. Microduplication of the ICR2 Domain at Chromosome 11p15 and Familial Silver-Russell Syndrome. AMERICAN JOURNAL OF MEDICAL GENETICS PART A, v. 155A, n. 10, p. 2479-2483, OCT 2011. Citações Web of Science: 30.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
Estudo genético da síndrome de Silver-Russell. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.