Busca avançada
Ano de início
Entree

Gestão da adubação nitrogenada em cana-de-açúcar utilizando sensor ótico ativo terrestre

Processo: 09/03372-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:José Paulo Molin
Beneficiário:Lucas Rios Do Amaral
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/04008-2 - GNSS: investigações e aplicações no posicionamento geodésico, em estudos relacionados com a atmosfera e na agricultura de precisão, AP.TEM
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Agricultura de precisão   Fertilizantes nitrogenados

Resumo

Mundialmente surge uma grande demanda por fontes alternativas de energia, propiciando ao setor sucroalcooleiro brasileiro uma intensa expansão, necessitando cada vez mais de tecnologias que maximizem a produção de cana-de-açúcar e aumentem o retorno econômico ao setor. Desta forma, a agricultura de precisão surge como importante ferramenta, ao utilizar, dentre outros, sensores que possibilitam a adubação em taxa variável e em tempo real. Nesse sentido propõe-se o presente projeto de pesquisa com a finalidade de estudar a viabilidade de se realizar a gestão da adubação nitrogenada em cana-de-açúcar utilizando a tecnologia de sensoriamento com sensores óticos ativos terrestres. Para tanto, serão instalados experimentos em forma de faixas, acompanhados de experimentos em parcelas. Os experimentos serão conduzidos na Usina São Martinho, Pradópolis, SP. As parcelas constarão de sete doses de nitrogênio (0, 30, 60, 90, 120, 150 e 200 kg ha-1 de N), aplicados em três épocas, em função da altura média da cultura (0, 40 e 80 cm de altura), com quatro repetições em blocos ao acaso, no esquema de parcelas subdivididas. Por meio destes será verificado se a época de aplicação interfere na resposta da cultura e se há regressão entre as doses de N e os valores de NDVI (Normalized Difference Vegetetion Index) medidos pelo sensor, além de o momento correto de se utilizar o sensor na identificação da necessidade de complementação da adubação nitrogenada nas faixas de cana. Estas, por sua vez, constarão de quatro tratamentos (0, 25 e 50 kg ha-1 de N, além de uma dose adotada pela Usina), com quatro repetições em blocos ao acaso. No momento ideal, identificado nas parcelas, as faixas de cana-de-açúcar serão avaliadas com o sensor e será elaborada a recomendação, que será imediatamente aplicada.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AMARAL, LUCAS R.; TREVISAN, RODRIGO G.; MOLIN, JOSE P. Canopy sensor placement for variable-rate nitrogen application in sugarcane fields. PRECISION AGRICULTURE, v. 19, n. 1, p. 147-160, FEB 2018. Citações Web of Science: 3.
AMARAL, LUCAS R.; MOLIN, JOSE P.; SCHEPERS, JAMES S. Algorithm for Variable-Rate Nitrogen Application in Sugarcane Based on Active Crop Canopy Sensor. AGRONOMY JOURNAL, v. 107, n. 4, p. 1513-1523, JUL-AUG 2015. Citações Web of Science: 10.
DO AMARAL, LUCAS RIOS; MOLIN, JOSE PAULO. The Effectiveness of Three Vegetation Indices Obtained from a Canopy Sensor in Identifying Sugarcane Response to Nitrogen. AGRONOMY JOURNAL, v. 106, n. 1, p. 273-280, JAN-FEB 2014. Citações Web of Science: 14.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AMARAL, Lucas Rios Do. Sensor ótico no auxílio à recomendação de nitrogênio para a cultura da cana-de-açucar. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.