Busca avançada
Ano de início
Entree

Um estudo sobre a influência de Eugenio Barba e do Terceiro Teatro na América Latina: limite, alteridade, invenção (Yuyachkani, Teatro de los Andes e Lume)

Processo: 09/03038-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Matteo Bonfitto Júnior
Beneficiário:Andrea Paula Justino dos Santos
Instituição-sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Alteridade   América Latina   Grupos teatrais   Antropologia cultural e social   Estética do teatro   Identidade cultural

Resumo

O objetivo desta pesquisa é realizar um estudo das relações do Odin Teatret com a América Latina, tendo como base o conceito de Terceiro Teatro, as questões interculturais e dois momentos distintos do teatro latino-americano: a década de 1970, através do grupo peruano Yuyachkani, e a atualidade, através do grupo boliviano Teatro de los Andes e do grupo brasileiro LUME. Para isso, partimos do pressuposto comumente aceito de que Eugenio Barba praticamente "colonizou" o teatro da América Latina e nos fazemos os seguintes questionamentos: que relação foi realmente essa? Em que bases ocorreu? Existiu realmente essa relação de "colonizador/colonizado"? Se realmente foi assim, os artistas latino-americanos tiveram a oportunidade de desenvolver algo próprio, reverter essa relação e contribuir com algo de inovador para o teatro no continente? Para que possamos responder às perguntas, direcionamos nosso foco para a leitura da fortuna crítica de Eugenio Barba, os estudos sobre antropologia e teatro realizados por Richard Schechner e Victor Turner, bem como os trabalhos relacionados ao interculturalismo realizados por Patrice Pavis, Ian Watson e Rustom Bharucha. Pretendemos, assim, verificar se o legado do Odin Teatret propiciou ou não o surgimento de soluções originais - no que diz respeito ao trabalho de ator e ao método de trabalho, bem como em relação à estética - e se os grupos souberam recriar essas idéias, deixando assim suas próprias marcas para o teatro. Palavras-chave: interculturalismo; identidade; alteridade; teatro; América Latina. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Andrea Paula Justino dos. Um estudo sobre a influência de Eugenio Barba e o terceiro teatro na América Latina : limite, alteridade, invenção : Yuyachkani, Teatro de los Andes e Lume. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.