Busca avançada
Ano de início
Entree

Associação entre polimorfismos nos genes da glutationa peroxidase e indicadores do estado nutricional relativo ao selênio em população saudável

Processo: 09/03047-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2009
Vigência (Término): 30 de abril de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População
Pesquisador responsável:Silvia Maria Franciscato Cozzolino
Beneficiário:Janaina Lombello Santos Donadio
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Polimorfismo genético   Biomarcadores   Selênio

Resumo

O Selênio é um elemento traço essencial para a saúde humana, exercendo suas funções biológicas através das selenoproteínas, como constituinte do 21° aminoácido, selenocisteína. As principais selenoproteínas são: Glutationa Peroxidases, Tioredoxina Redutases, Iodotironina Deiodinases e outras selenoproteínas, como Selenoproteína P. As Glutationa Peroxidases fazem parte de um importante sistema antioxidante enzimático da célula, protegendo-a contra os danos causados pelo estresse oxidativo. A Glutationa Peroxidase 4 se localiza no núcleo, mitocôndria e citossol. Ela é uma proteína tetramérica e é a única que usa hidroperóxido de fosfolipídios como substrato. Sua distribuição tecidual também é interessante: é expressa em todos os tecidos, mas principalmente nos testículos. Ela também participa da regulação da biossíntese de leucotrienos, e assim, influencia o processo inflamatório. Um polimorfismo C/T foi encontrado na região 3´UTR do gene da GPx4 (rs713041) posição 718, , próximo ao elemento SECIS. O alelo C é mais frequente em pacientes com câncer colo-retal, e estimula a atividade da 5´- lipoxigenase, comprovando a participação da GPx4 no metabolismo de leucotrienos, e dessa forma, do processo inflamatório. Em dois estudos de associação, o genótipo TT esteve associado a um menor risco de câncer de cólon. Sendo assim, este trabalho pretende identificar este polimorfismo e relacioná-lo com marcadores do estado nutricional de selênio. O estudo será realizado com população adulta, sem doenças crônicas. O polimorfismo será identificado através da digestão com enzimas de restrição e será relacionado com marcadores do estado nutricional de selênio: Se no plasma, Se no eritrócito, atividade da GPx eritrocitária e consumo alimentar de Se. Será aplicado um teste estatístico específico para correlacionar as variáveis de interesse e depois uma análise levando em consideração todas as variáveis ao mesmo tempo (multivariada). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DONADIO, JANAINA L. S.; GUERRA-SHINOHARA, ELVIRA M.; ROGERO, MARCELO M.; COZZOLINO, SILVIA M. F. Influence of Gender and SNPs in GPX1 Gene on Biomarkers of Selenium Status in Healthy Brazilians. NUTRIENTS, v. 8, n. 5 MAY 2016. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.