Busca avançada
Ano de início
Entree

A sacralidade das realezas castelhana e portuguesa nos relatos cronísticos ibéricos dos séculos XIV e XV

Processo: 09/03052-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 31 de março de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História Antiga e Medieval
Pesquisador responsável:Susani Silveira Lemos Franca
Beneficiário:Danielle Oliveira Mércuri
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Assunto(s):História medieval   Portugal   Reis

Resumo

A proposta deste trabalho consiste em analisar como se deu a configuração da sacralidade das realezas castelhana e portuguesa na história escrita entre os séculos XIV e XV, a partir da Crónica de los Reyes de Castilla, da Crónica de D. Pedro, da Crónica de D. Fernando e da Crónica de D. João I. Procuraremos notar, partindo do pressuposto de que o significado atribuído à sacralidade real em Castela e Portugal segue uma trajetória diferenciada em relação à França e à Inglaterra, se seria possível falar de uma unidade peninsular no que diz respeito ao uso do sagrado para a elevação da imagem do rei. Questão que se mostra pertinente, porque o espaço geográfico em foco envolve contextos que até antes desse período tinham sido registrados pelos cronistas como unificados, mas que, com a consolidação dos Estados nacionais, vão aos poucos definindo suas origens e seu passado como independentes. A escolha, pois, das referidas fontes deveu-se, para além de serem poucas as de destaque do período, a dois aspectos: ao fato de tratarem de momentos de instabilidade evidentes nos dois reinos, tendo em vista a crise sucessória ocorrida em Portugal, com a morte de D. Fernando, e em Castela, com o assassinato de D. Pedro; e ao fato de convergirem no empenho em legitimar as dinastias então reinantes e recorrerem ao sagrado para tanto. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MÉRCURI, Danielle Oliveira. A sacralidade das realezas castelhana e portuguesa nos relatos cronísticos ibéricos dos séculos XIV e XV. 2011. 173 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Franca.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.