Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação comparativa do padrão de normalidade do perfil facial de indivíduos brasileiros da região nordeste com os da região sudeste

Processo: 09/03164-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 31 de outubro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Cirurgia Buco-maxilo-facial
Pesquisador responsável:Eduardo Sant'Ana
Beneficiário:Eduardo Dias Ribeiro
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Ortodontia   Valores de referência   Cefalometria   Planejamento de assistência ao paciente

Resumo

A cirurgia ortognática moderna precisa de parâmetros para definir a harmonia e as proporções faciais. Diante da grande necessidade em se determinar objetivamente dados considerados subjetivos, a cirurgia ortognática atual busca a correção das bases ósseas, suas influências sobre o tecido mole que reveste os ossos faciais, procurando sempre obter uma relação oclusal estética e funcionalmente harmoniosa. Os programas de computadores vieram para facilitar o planejamento das cirurgias ortognáticas e garantir maior precisão e previsibilidade ao resultado pós-cirúrgico. Estima-se avaliar 200 indivíduos dos quais serão incluídos os que satisfizerem todos os critérios de inclusão. Os indivíduos serão fotografados de frente e perfil, e uma telerradiografia em norma lateral será executada. As radiografias serão digitalizadas por um único examinador no programa Dolphin Imaging. O presente estudo propõe-se a avaliar o perfil de normalidade dos brasileiros da região nordeste comparando com os valores de referência encontrados em estudo da região sudeste.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIBEIRO, Eduardo Dias. Avaliação comparativa do padrão de normalidade do perfil facial de indivíduos brasileiros da região nordeste com os da região sudeste. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.