Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise ambiental de um aterro sanitário e sua influência relativa sobre a qualidade das águas superficiais

Processo: 09/03656-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Ambiental
Pesquisador responsável:Jorge Hamada
Beneficiário:Karinne Reis Deusdará Leal
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Águas de superfície   Aterros sanitários   Desempenho ambiental   Qualidade da água

Resumo

A influência de um aterro sanitário sobre a qualidade das águas superficiais traz constantemente preocupação do ponto de vista sanitário e ambiental, especialmente quando essas instalações encontram-se em bacia de manancial para abastecimento público. Contudo, com freqüência, na análise da qualidade das águas superficiais, credita-se o problema de sua deterioração, somente à presença de do aterro de resíduos, sem que se avalie a presença de outras atividades e usos do solo em seu entorno. Observa-se, também, que as avaliações efetuadas sobre qualidade e o potencial de contaminação de um aterro sanitário, nem sempre abordam de forma objetiva o desempenho ambiental dessas instalações e sim aspectos descritivos e visuais, sem considerar os resultados de monitoramento efetuados. Visando uma avaliação ambiental representativa, frente a diversidade de usos do solo, a presente proposta de pesquisa, tem como objetivo principal efetuar uma análise ambiental e avaliar a importância relativa de um aterro sanitário sobre a qualidade das águas superficiais da micro-bacia hidrográfica à que o mesmo pertence. Para tanto será realizado o mapeamento de uma pequena unidade hidrográfica envolvendo características físicas, bióticas e sócio-econômicas, que serão correlacionadas com a qualidade das águas superficiais e os resultados de monitoramento sistemático. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEAL, Karinne Reis Deusdará. Análise ambiental de um aterro sanitário e sua influência relativa sobre a qualidade das águas superficiais do entorno. 2011. 114 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Bauru). Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.