Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos sequenciais do treinamento aeróbio sobre a expressão de diferentes componentes do sistema renina-angiotensina em áreas centrais do controle autonômico de hipertensos espontâneos

Processo: 09/03708-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 30 de junho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Lisete Compagno Michelini
Beneficiário:Laiali Jurdi El Chaar
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hipertensão   Treinamento físico   Angiotensinogênio

Resumo

A hipertensão arterial está intimamente relacionada com alterações no sistema renina-angiotensina (SRA). Estudos na literatura apontam para uma hiperatividade do SRA na hipertensão. Dados anteriores do nosso laboratório demonstraram que: a) a elevação da pressão arterial (PA) está acompanhada de ativação da angiotensina II plasmática e tecidual; b) a expressão de RNAm de angiotensinogênio e receptores AT1 em áreas bulbares encontra-se aumentada no modelo de hipertensão induzida por coarctação; c) o treinamento aeróbio de baixa intensidade se mostrou eficiente em reduzir a expressão de angiotensinogênio cerebral. No entanto, não há informações sobre os possíveis efeitos do treinamento físico sobre a expressão em outras áreas centrais de controle cardiovascular, sobre a expressão de outros componentes do SRA, bem como não se conhece bem a seqüência temporal com que estes eventos se instalam. O objetivo do presente projeto será, portanto, avaliar, em hipertensos espontâneos e seus controles normotensos, os efeitos do treinamento aeróbio de baixa intensidade sobre a seqüência temporal de alterações das respostas funcionais (pressão arterial e freqüência cardíaca) e sobre a seqüência temporal de alteração na expressão de diferentes componentes do SRA (angiotensinogênio, enzima de conversão de angiotensina II e receptores AT1) em áreas cerebrais envolvidas no controle cardiovascular (núcleo do trato solitário, bulbo ventrolateral rostral e núcleo paraventricular do hipotálamo). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHAAR, LAIALI JURDI; ALVES, TATIANA PEREIRA; BATISTA JUNIOR, ALVARO MARTINS; MICHELINI, LISETE COMPAGNO. Early Training-Induced Reduction of Angiotensinogen in Autonomic Areas-The Main Effect of Exercise on Brain Renin-Angiotensin System in Hypertensive Rats. PLoS One, v. 10, n. 9 SEP 15 2015. Citações Web of Science: 16.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CHAAR, Laiali Jurdi El. Efeitos sequenciais do treinamento aeróbio sobre o sistema renina-angiotensina em núcleos autonômicos de ratos normotensos e hipertensos.. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.