Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da eficácia em curto prazo do uso de placas oclusais reposicionadoras e dispositivos nti (nociceptive trigeminal inhibitory) no controle de artralgia da articulação temporomandibular

Processo: 09/03725-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Paulo César Rodrigues Conti
Beneficiário:Ana Sílvia da Mota Corrêa
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Placas oclusais   Síndrome da disfunção da articulação temporomandibular

Resumo

O objetivo dessa pesquisa é testar a hipótese de que o tratamento através de aparelhos oclusais (placas oclusais e dispositivo NTI) é benéfico na melhora dos sinais e sintomas de, Artralgia da Articulação Temporomandibular (ATM) quando comparado a um grupo controle. Para isso, 60 indivíduos serão avaliados através de questionários e exames que determinarão a presença de artralgia da ATM e sua intensidade. Essa amostra será então dividida aleatoriamente em três grupos: o primeiro grupo receberá tratamento com placa reposicionadora rígida em uso parcial e orientações gerais para pacientes com Disfunção Temporomandibular (DTM); o segundo, tratamento com NTI e orientações gerais para pacientes com DTM e o terceiro grupo, correspondente ao grupo controle, receberá apenas orientações gerais para pacientes com DTM. Os dispositivos serão instalados e os controles realizados após duas, seis semanas e três meses. Os pacientes serão avaliados através de escala de análise visual de dor, presença de ruídos, algometria e dor à palpação. Os resultados serão analisados através de três testes estatísticos (Fisher, Student's t-test e Mann- Whitney U-test), adotando nível de significância de 0,05.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CORRÊA, Ana Sílvia da Mota. Avaliação da eficácia em curto prazo do uso de placas oclusais reposicionadoras e dispositivos NTI (nociceptive trigeminal inhibitory splint) no controle de Artralgia da Articulação Temporomandibular. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.