Busca avançada
Ano de início
Entree

Excreção de nitrogênio em embriões de iguana iguana (Reptilia; Lacertilia)

Processo: 09/03409-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Augusto Shinya Abe
Beneficiário:Marina Rincon Sartori
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/57712-4 - Instituto Nacional de Pesquisas em Fisiologia Comparada, AP.TEM
Assunto(s):Ureia   Embriogênese   Lagartos

Resumo

A excreção de nitrogênio dentro dos diferentes grupos de vertebrados está relacionada á filogenia ou ao hábitat ocupado. Com a ocupação do meio terrestre pelos vertebrados anmiotas, surgiu o ovo cleidóico, em que o desenvolvimento embrionário ocorre inteiramente fora da água. Com isto, surge o problema do acúmulo de excreta nitrogenado, que não pode ser armazenado na forma de amônia, dada a sua toxicidade. A amônia é então transformada em uréia e/ou ácido úrico. Ocorre que dentre os répteis, os primeiros vertebrados anmiotas, há uma variedade de ovos cledóicos, no que se refere à estrutura da casca e disponibilidade de água durante o desenvolvimento embrionário. Uma das questões centrais é a de quanto os ovos que dependem da absorção da água do meio durante o desenvolvimento, como aqueles de casca pergaminácea, empregam o excreta nitrogenado para tal mecanismo. O objetivo do presente estudo é o de correlacionar o desenvolvimento embrionário ao tipo de excreta acumulado em iguana (Iguana iguana), um Squamata com ovo de casca pergaminácea. A hipótese é de que enquanto o embrião for dependente da água absorvida do meio ocorre produção de uréia e, posteriormente, a de ácido úrico. Todavia, os estágios de desenvolvimento embrionário do iguana devem ser cronologicamente definidos e será necessária a concomitante determinação de uma tabela, à semelhança daquelas disponíveis aos anfíbios anuros.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SARTORI, M. R.; TAYLOR, E. W.; ABE, A. S. Nitrogen excretion during embryonic development of the green iguana, Iguana iguana (Reptilia; Squamata). COMPARATIVE BIOCHEMISTRY AND PHYSIOLOGY A-MOLECULAR & INTEGRATIVE PHYSIOLOGY, v. 163, n. 2, p. 210-214, OCT 2012. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.