Busca avançada
Ano de início
Entree

Função testicular de ratos expostos à fumaça do cigarro - análises seminais, morfológicas e moleculares e possível papel protetor do zinco

Processo: 09/03475-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 31 de março de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Oduvaldo Câmara Marques Pereira
Beneficiário:Michele Kimie Sankako
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Ratos   Espermatozoides   Zinco

Resumo

A infertilidade afeta até 15% da população sexualmente ativa e em 50% dos casos, o fator masculino está envolvido. O impacto emocional nos casais que não conseguem gerar seus próprios filhos, associado à ansiedade e frustração acaba afetando seu desempenho profissional, além de outras atividades, incluindo o convívio social. Houve uma diminuição da concentração dos espermatozoides e do volume do sêmen nos últimos anos, e esta vem associada a fatores ambientais e ao estilo de vida. O hábito de fumar é uma prática muito difundida no mundo atualmente. A literatura mundial tem apontado e concluído que o cigarro causa danos na fertilidade masculina e feminina, por conter numerosas substâncias tóxicas e/ou mutagênicas, sendo responsável por cerca de 13% dos casos de infertilidade. Um possível mecanismo pelo qual o cigarro pode levar a estes danos é o estresse oxidativo, uma vez que o cigarro aumenta a produção de espécies reativas do oxigênio e reduz o nível de antioxidantes. Assim, o cigarro pode levar a prejuízos quantitativos e qualitativos aos espermatozoides, comprometendo até mesmo a integridade do DNA espermático. O zinco é componente estrutural e/ou funcional de numerosas metaloenzimas e metaloproteínas, atua na proteção antioxidante do organismo, além de ser muito importante para a reprodução masculina. Desta forma, torna-se então interessante explorar melhor os aspectos reprodutivos (análises seminais, morfológicas e moleculares) da exposição à fumaça do cigarro, bem como um possível papel protetor do zinco.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANKAKO, MICHELE K.; GARCIA, PATRICIA C.; PIFFER, RENATA C.; DALLAQUA, BRUNA; DAMASCENO, DEBORA C.; PEREIRA, ODUVALDO C. M. Possible mechanism by which zinc protects the testicular function of rats exposed to cigarette smoke. PHARMACOLOGICAL REPORTS, v. 64, n. 6, p. 1537-1546, NOV-DEC 2012. Citações Web of Science: 7.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANKAKO, Michele Kimie. Função testicular de raos expostos à fumaça do cigarro e possível papel protetor do zinco : análises seminais, morfológicas e moleculares. 2010. 72 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.