Busca avançada
Ano de início
Entree

Retratos do poder: a pintura de retrato setecentista da família real portuguesa no Brasil

Processo: 09/03930-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História
Pesquisador responsável:Jorge Sidney Coli Junior
Beneficiário:Breno Marques Ribeiro de Faria
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):História da arte   Iconografia   História da pintura

Resumo

O presente projeto de pesquisa trata do período setecentista na América Portuguesa e estabelece como fontes primordiais as pinturas de retrato da família real portuguesa - Dinastia de Bragança - nas quais figuram os membros da casa reinante. Integrado à crítica interna e externa dessas efígies que sobreviveram até a atualidade, se daria o exame dos documentos que fazem referência às pinturas, bem como, os textos teóricos que foram produzidos contemporaneamente ou em períodos anteriores a elas. A apreciação dessas fontes visuais e documentais, associada à historiografia concernente ao tema possibilitaria um exame acurado do universo simbólico da época. Sendo a pintura de retrato aquela que busca proporcionar ao espectador uma representação do retratado, essa pode objetivar a transmissão do aspecto físico do indivíduo, mas também pode visar alcançar outros níveis de informação. Dependendo do contexto de sua produção, as obras possuem inúmeros valores e significados imputados à figura representada. No caso das pinturas sob análise, as figuras dos personagens da família real, possuem múltiplas interpretações e ao serem transplantadas para a América Portuguesa as possibilidades de leitura e inferências são transformadas.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FARIA, Breno Marques Ribeiro de. Retratos do Poder : a pintura de retrato setecentista da família real portuguesa no Brasil. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.