Busca avançada
Ano de início
Entree

Revisão taxonômica e análise cladística de Philopota Wiedemann, 1830 (Diptera, Acroceridae)

Processo: 09/03932-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 30 de setembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Silvio Shigueo Nihei
Beneficiário:Jéssica Paula Gillung
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/50836-7 - Sistemática e biogeografia da tribo Ormiini (Diptera, Tachinidae) e estudo de sua diversidade taxonômica na Mata Atlântica, AP.JP
Assunto(s):Evolução animal   Filogenia   Sistemática   Região neotropical   Zoologia (classificação)   Diptera

Resumo

Acroceridae é uma pequena família de Diptera que compreende atualmente cerca de 520 espécies descritas em 51 gêneros. Encontra-se distribuída por todas as regiões biogeográficas, predominando, sobretudo, nas zonas tropicais nos dois hemisférios. Os adultos são visitantes florais e as larvas são endoparasitóides de aranhas. Acroceridae é dividida em três subfamílias: Acrocerinae, Panopinae e Philopotinae. Nesta última está incluído Philopota Wiedemann, gênero com distribuição Neotropical que compreende as espécies mais abundantes entre os acrocerídeos ocorrentes no Brasil. É também o gênero mais diverso no país, com 17 espécies descritas, que se destacam por sua importância como visitantes florais. No entanto, pouco se sabe a respeito da real diversidade de Philopota, reflexo do precário estado atual da taxonomia do grupo. Os estudos taxonômicos são necessários e importantes, pois são base para todos os outros níveis de estudo. A análise cladística demonstra-se também imprescindível e complementar nesse ponto de vista como método de reconstrução do relacionamento entre as entidades taxonômicas. Em virtude desta enorme carência, o presente projeto pretende enfocar aspectos taxonômicos e filogenéticos de Philopota. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Ex-bolsista da FAPESP ganha prêmio internacional de entomologia 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GILLUNG, JESSICA P.; NIHEI, SILVIO S. Evolution of Philopotinae, with a revision and phylogeny of the New World spider fly genus Philopota Wiedemann (Diptera, Acroceridae). Zoological Journal of the Linnean Society, v. 176, n. 4, p. 707-780, APR 2016. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GILLUNG, Jéssica Paula. Revisão taxonômica e análise cladística de Philopota Wiedemann (Diptera, Acroceridae). 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.