Busca avançada
Ano de início
Entree

Os saberes docentes de futuros professores de física num contexto de inovação curricular: o caso da Física Moderna e Contemporânea no ensino médio

Processo: 09/03955-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 30 de abril de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Marcelo Alves Barros
Beneficiário:Marcelo Pereira da Silva
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de física   Física   Formação de professores

Resumo

Apesar das mudanças revolucionárias da Física no século XX, nota-se que o currículo escolar não tem acompanhado tais modificações, pois em geral somente os conteúdos de Física construídos até o ano de 1900 são trabalhados em sala de aula. Ainda assim, é crescente o desenvolvimento de pesquisas que abordam a Física Moderna e Contemporânea sob a perspectiva do ensino, buscando programar em sala de aula propostas de renovação curricular. Porém, do nosso ponto de vista, pouca atenção tem sido depositada na investigação do papel da formação do professor de Física para atuar nesta perspectiva de ensino, sendo assim, o presente trabalho propõe a utilização do conceito de relação com saber de Charlot com o intuito de investigar as razões das dificuldades para se inserir tópicos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio. A metodologia de pesquisa se baseará em três etapas principais: a elaboração e proposição de sequências didáticas para futuros professores de Física, a reestruturação das sequências feita pelos próprios licenciandos e aplicação das novas sequências para alunos de Ensino Médio. Como instrumento de coleta de dados utilizaremos: gravações em vídeo dos licenciandos em todas as etapas do processo e a realização de entrevistas semi-estruturadas. Entre os principais resultados esperados desse projeto apontamos o interesse em contribuir com as pesquisas da área de educação científica a respeito da renovação curricular no ensino de física e a formação de professores.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Marcelo Pereira da. Os saberes docentes de futuros professores de física num contexto de inovação curricular: o caso da física moderna e contemporânea no ensino médio. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.