Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel das crenças motivacionais de licenciandos acerca da introdução de tópicos de física moderna e contemporânea no ensino médio e sua relação com o saber profissional

Processo: 09/03956-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Marcelo Alves Barros
Beneficiário:Edson Cesar Marques Filho
Instituição Sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Física   Física moderna   Formação de professores   Crenças   Ensino médio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Crenças Motivacionais | Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio | Formação inicial de professores | inovação curricular | Física

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar o papel das crenças motivacionais de licenciandos de Física acerca da inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea em sala de aula e interpretá-las à luz do conceito de relação com o saber (Charlot, 2000). A etapa de coleta de dados será realizada com alguns acadêmicos da disciplina: Prática de Ensino de Física do curso de Licenciatura em Ciências Exatas (Habilitação: Física) do Instituto de Física da USP de São Carlos. Nossa amostra será constituída por 5 licenciandos que trabalharão com o tema Física de Partículas Elementares. Serão realizadas atividades didáticas num módulo de ensino que totalizará cerca de 30 horas sobre o tema proposto. Nossa metodologia de pesquisa será de natureza qualitativa e como instrumento de coleta de dados utilizaremos, sobretudo, questionários e entrevistas semi-estruturadas. Os licenciandos inicialmente responderão a um questionário elaborado com o objetivo de identificar as diferentes crenças motivacionais relacionadas ao ensino de tópicos de Física de Partículas Elementares. A partir das respostas ao questionário realizaremos a construção de mapas cognitivos e aplicaremos um estudo longitudinal ao longo do módulo de ensino com os licenciandos. Ao final aplicaremos novamente o questionário proposto com o objetivo de apontar para as mudanças ocorridas nas crenças motivacionais dos licenciandos antes e após o módulo de ensino. As entrevistas, por sua vez, serão realizadas em três momentos: no início do módulo de ensino, logo após o questionário inicial e a construção dos primeiros mapas cognitivos dos licenciandos; durante a fase de planejamento e preparação das atividades de ensino que serão aplicadas pelos licenciandos aos alunos do Ensino Médio em seus estágios de regência; e após a aplicação das atividades com alunos do Ensino Médio e do último questionário, bem como da construção dos mapas cognitivos finais dos licenciandos. Também pretendemos complementar nossa coleta de dados obtendo registros de gravações em vídeo durante todas as etapas de desenvolvimento do trabalho dos licenciandos. Para análise e interpretação dos dados utilizaremos o conceito de relação com saber com o intuito de classificar as crenças motivacionais dos licenciandos em termos da relação com o Mundo (conhecimentos ou concepções em Física Moderna, Educação, Pedagogia etc.), com o Eu (a história do indivíduo, suas expectativas, suas perspectivas e a imagem que quer ter e passar de si) e com o Outro (professores, alunos, colegas etc.). Apesar de a investigação ser essencialmente qualitativa, distribuiremos os licenciandos em categorias que permitirão verificar a concentração de algumas respostas fornecidas pelos investigados e, deste modo, o trabalho poderá mostrar uma tendência da amostra pesquisada em priorizar certos critérios. Entre os principais resultados esperados desse projeto apontamos o interesse em contribuir com as pesquisas da área de educação científica a respeito da renovação curricular no ensino de física e a formação de professores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARQUES FILHO, Edson Cesar. Crenças de futuros professores de física em contexto de inovação curricular: o caso de um curso de física moderna e contemporânea no ensino médio. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física (IF/SBI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.