Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da qualidade das lâminas no desempenho físico-mecânico de painéis compensados de Hevea Brasiliensis

Processo: 09/03966-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:Adriano Wagner Ballarin
Beneficiário:Javier Farago Escobar
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Ultrassom   Hevea brasiliensis

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal a avaliação do desempenho físico-mecânico de painéis compensados de Hevea brasiliensis (clone RRIM 600), confeccionados com lâminas classificadas em classes de qualidade (baixo e alto módulo de elasticidade), usando-se para isto o método não-destrutivos de ultra-som.As avaliações serão realizadas em painéis compensados com lâminas de espessura de 2,0 a 3,0 mm, provenientes da Indústria de Madeiras Caribea Ltda., localizada no município de São Manuel, SP. Serão confeccionados painéis compensados com espessura final de cerca de 20mm (usando-se, portanto, 7 ou 9 lâminas, a depender da espessura da lâmina) com três tipos de tratamentos - arranjos estruturais - assim compostos:*T1 - painel homogêneo (painel produzido exclusivamente com lâminas classificadas com baixo módulo de elasticidade dinâmico).*T2 - painel com lâminas combinadas (painel composto por lâminas de alto módulo de elasticidade dinâmico na face e contra-face e baixo módulo de elasticidade dinâmico no miolo).*T3 - painel com lâminas alternadas (painel composto por lâminas de alto e baixo módulo de elasticidade, dispostas alternadamente, com a lâmina de alto módulo na direção longitudinal do painel e de baixo módulo na direção transversal).Com os corpos-de-prova retirados dos painéis serão realizados ensaios de flexão estática, resistência da colagem ao esforço de cisalhamento, teor de umidade, absorção de água e inchamento em espessura e densidade, seguindo-se as recomendações das normas e ASTM D 3503 - 76 e NBR Projeto 31:000.05-001/1 (Proposta), para painéis de madeira compensada, da ABNT.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JAVIER FARAGO ESCOBAR. Influência da qualidade das lâminas no desempenho físico-mecânico de painéis compensados de Hevea brasiliensis. 2011. 118 f. Dissertação de Mestrado - Uniersidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências Agronômicas. Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.