Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise espaço-temporal da leishmaniose visceral americana no município de Bauru, São Paulo

Processo: 09/04074-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2009
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Fernando Ferreira
Beneficiário:Vanessa Aparecida Feijó de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Leishmaniose   Epidemiologia veterinária   Bauru (SP)

Resumo

A leishmaniose visceral americana (LVA) é uma antropozoonose causada por protozoários do gênero Leishmania sp. e transmitida por flebotomíneos. A doença em humanos se caracteriza como uma afecção grave, podendo levar a morte quando o diagnóstico e o tratamento não são instituídos precocemente. O município de Bauru/SP é considerado uma área endêmica para a LVA, com morbidade considerável tanto em cães quanto humanos, onde a incidência da doença continua elevada mesmo após a aplicação de diversas estratégias de controle. Diante disso, este estudo tem como objetivo realizar uma análise espaço-temporal da ocorrência de casos autóctones em humanos de Bauru, a fim de se detectar aglomerados espaço-temporais e associá-los com as possíveis variáveis envolvidas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FEIJO DE SOUZA, VANESSA APARECIDA; PAES DE BARROS CORTEZ, LUIZ RICARDO; DIAS, RICARDO AUGUSTO; AMAKU, MARCOS; FERREIRA NETO, JOSE SOARES; DOS SANTOS KURODA, ROSELY BIANCA; FERREIRA, FERNANDO. Space-time cluster analysis of American visceral leishmaniasis in Bauru, Sao Paulo State, Brazil. Cadernos de Saúde Pública, v. 28, n. 10, p. 1949-1964, OCT 2012. Citações Web of Science: 12.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Vanessa Aparecida Feijó de. Análise espaço-temporal da leishmaniose visceral americana no município de Bauru, São Paulo. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.