Busca avançada
Ano de início
Entree

Justiça restaurativa na escola: trabalhando as relações sócio-morais

Processo: 09/03760-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Maria Suzana de Stefano Menin
Beneficiário:Mariana Custódio de Souza Baroni
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia da criança   Violência escolar   Infração disciplinar   Moral

Resumo

Este projeto de pesquisa aborda a questão da violência na escola. Com o intuito de analisar os princípios da justiça restaurativa, sob a ótica da moralidade, propomos verificar se a construção de um ambiente sócio-moral, na escola, decorrente da implantação de projetos de justiça restaurativa, possibilita a discussão e o fortalecimento de conceitos e valores morais, que contribuam para a transformação e a autonomia dos alunos, combatendo a violência. Para discutirmos o assunto, tomamos como referencial o projeto piloto "A Justiça na Educação: Compromisso para a garantia do direito à educação e efetivação da cidadania infanto-juvenil", da Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de Presidente Prudente-SP, sob a responsabilidade do Dr. Luiz Antonio Miguel Ferreira. Esse projeto visa, principalmente, garantir o acesso à educação de qualidade e a permanência de todas as crianças e adolescentes na escola, mas objetiva, secundariamente, implantar nas escolas da rede pública, do município de Presidente Prudente-SP, espaços, denominados Círculos Restaurativos, para a superação dos conflitos vivenciados no ambiente escolar. No decorrer deste trabalho, demonstramos que pretendemos investigar o desenvolvimento e os resultados das ações propostas por tal projeto, no que tange a implementação da justiça restaurativa na educação. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARONI, Mariana Custódio de Souza. Justiça restaurativa na escola : trabalhando as relações sociomorais. 2011. 176 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.