Busca avançada
Ano de início
Entree

Mapeamento do Potencial Biossintético de Streptomyces: Comparação com o Modelo Streptomyces coelicolor

Processo: 09/03793-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 31 de março de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Luciana Gonzaga de Oliveira
Beneficiário:Pedro Luís Rocha da Cruz
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/00605-1 - Explorando a biodiversidade brasileira para a obtenção de produtos naturais 'não naturais', AP.JP
Assunto(s):Streptomyces

Resumo

A biodiversidade brasileira tem potencial para fornecer uma imensa variedade de moléculas com propriedades farmacológicas interessantes e atrativas como objetos de pesquisa. Essas moléculas são produtos do metabolismo secundário de plantas ou de outros organismos que os produzem e utilizam para diversos fins, o que torna fundamental o seu estudo. Devido ao insucesso da síntese combinatória vista como alternativa promissória para a obtenção de moléculas bioativas, a indústria farmacêutica voltou a investir em produtos naturais, como fonte de novos fármacos. Atualmente, com o auxílio de ferramentas da Biologia Molecular aliado ao vasto conhecimento de etapas metabólicas elucidadas pela bioquímica molecular é possível identificar genes responsáveis pela biossíntese de metabólitos e interferir em suas funções tornando possível a descoberta de novas moléculas. O progresso na utilização dessas ferramentas tem possibilitado o desenvolvimento de uma área multidisciplinar, na qual é possível compreender melhor as vias biológicas centrais e utilizá-las em benefício para a química de produtos naturais. Neste projeto será avaliado o potencial biossintético de uma linhagem de Streptomyces com potencial para produção de moléculas bioativas em comparação com uma linhagem padrão (S. coelicolor).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEDRO L. R. DA CRUZ; LEILA R. GIAROLA; SUELLEN DA SILVA MORAES; DÉBORAH ELLEN S. G. DA SILVA; JOELMA MARCON; JOÃO L. AZEVEDO; WELINGTON L. ARAÚJO; LUCIANA G. DE OLIVEIRA,. TRIAGEM METABÓLICA POR PKS E NRPS EM ACTINOBACTÉRIAS ENDOFÍTICAS DE Citrus reticulata. Química Nova, v. 38, n. 3, p. 333-341, Mar. 2015.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CRUZ, Pedro Luís Rocha da. Mapeamento do potencial biossintético em linhagens de Streptomyces. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.