Busca avançada
Ano de início
Entree

Atividade radicular da soja sob sistemas de manejo do solo

Processo: 09/03815-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Ciro Antonio Rosolem
Beneficiário:Laercio Augusto Pivetta
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Produção vegetal   Manejo do solo   Sistema radicular   Raízes de plantas   Soja

Resumo

A avaliação do sistema radicular de uma cultura é fundamental para o desenvolvimento de práticas agrícolas que visam à otimização da produtividade. Nesse sentido, objetiva-se avaliar o efeito de diferentes sistemas de manejo sobre o sistema radicular e a produtividade da soja, comparando o método do trado a um método indireto, com rubídio. O experimento vem sendo conduzido desde 2003, em um Nitossolo Vermelho distroférrico, estruturado, de textura argilosa. O delineamento experimental utilizado é de blocos ao acaso, em esquema de parcelas subdivididas, sendo duas parcelas e quatro subparcelas, com quatro repetições. As parcelas são constituídas pelas culturas de outono-inverno triticale e girassol, e as subparcelas são constituídas pelo milheto, sorgo forrageiro e crotalária júncea, cultivadas na primavera, além da escarificação, nessa mesma época. Na safra de verão tem sido cultivada a soja, em todas as subparcelas. As avaliações realizadas serão: massa de matéria seca aérea (todas as culturas); produtividade (triticale, girassol e soja); diagnose foliar, comprimento e massa de matéria seca radicular (trado) e atividade radicular (rubídio) da soja; pH em CaCl2, bases trocáveis e alumínio do solo e; resistência à penetração no perfil do solo. O maior teor de rubídio observado corresponderá a 100 % de atividade radicular. Os dados restantes serão submetidos à análise de variância e terão suas médias comparadas pelo teste Tukey, a 5 % de significância.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PIVETTA, Laercio Augusto. Avaliação do sistema radicular da soja sob sistemas de manejo do solo. 2011. 50 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias Agronomicas (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.