Busca avançada
Ano de início
Entree

Nitrogênio no sistema solo-planta após a dessecação de brachiarias

Processo: 09/03818-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Ciro Antonio Rosolem
Beneficiário:Gustavo Castoldi
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Nitrificação   Nitratos   Mineralização

Resumo

A partir do pressuposto de que algumas braquiárias, em especial a B. humidicola, apresentam a capacidade de inibir a nitrificação biológica, o presente projeto tem como objetivo avaliar a interferência de diferentes espécies do gênero Brachiaria sobre a dinâmica do nitrogênio no solo. O experimento será conduzido em casa de vegetação, no Departamento de Produção Vegetal da Faculdade de Ciências Agronômicas, UNESP. O delineamento experimental utilizado será o de blocos inteiramente casualizados com parcelas subdivididas no tempo e quatro repetições. As parcelas principais serão compostas por quatro diferentes espécies de braquiárias (B. brizantha, B. decumbens, B. humidicola e B. ruziziensis) e as subparcelas por cinco diferentes épocas de amostragem (0, 7, 14, 21 e 28 dias após a dessecação das braquiárias). Aos 45-50 dias após a semeadura as braquiárias serão dessecadas, sendo iniciadas então as avaliações. Em cada uma das avaliações serão determinadas a massa de matéria seca das raízes e da parte aérea (colmos + folhas), bem como os teores de N-total, N-amônio (N-NH4+) e N-nitrato (N-NO3-) das plantas de braquiária. Do solo, que será dividido em solo rizosférico e não-rizosférico, serão determinados os teores de N-total, N-NH4+, N-NO3-, pH e matéria orgânica, bem como estimadas as taxas líquidas de mineralização e nitrificação. Também serão avaliadas as perdas de N por lixiviação e volatilização de amônia. Os dados obtidos serão submetidos à análise de variância e comparação de médias pelo teste de Tukey a 5 % de probabilidade.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CASTOLDI, Gustavo. Nitrogênio no sistema solo-planta após a dessecação de brachiarias. 2011. 71 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias Agronomicas (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.