Busca avançada
Ano de início
Entree

Regulação transcricional do GLUT2 em fígado e rim de animais diabéticos.

Processo: 09/03871-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia
Pesquisador responsável:Ubiratan Fabres Machado
Beneficiário:Aline David Silva
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/50554-1 - Transportadores de glicose e Diabetes mellitus: contribuição ao conhecimento da regulação da glicemia e do desenvolvimento de complicações, AP.TEM
Assunto(s):Fígado   Rim   Fisiologia endócrina

Resumo

Em fígado, foi relatado um aumento da expressão do mRNA de GLUT2 em cultura primária de hepatócitos, em resposta ao aumento da concentração de glicose [10]. No estado diabético, a expressão do GLUT2 no fígado de ratos é aumentada devido à alta concentração de glicose hepática. Além disso, na maioria das pessoas com intolerância a glicose ou diabetes tipo 2, há um múltiplo conjunto de fatores de risco que juntos formam o que é conhecido como Síndrome Metabólica, cujo componente esteatose hepática não alcoólica também envolve aumento no GLUT2 hepático. Em rim, o diabetes também aumenta o GLUT2, e o tratamento crônico com insulina ou florizina leva a reversão das alterações de expressão do GLUT2, o que parece contribuir para estacionar a evolução da nefropatia diabética.Em projeto anterior (iniciação científica) analisamos a expressão de GLUT2 e do PPAR-³ (um fator transcricional) em fígado e rim, observando que o diabetes aumenta a expressão do GLUT2 e do PPAR-³, assim como a ligação do PPAR-³ à região promotora do gene do GLUT2, o que reverte com insulina ou florizina.Assim, está claro que o diabetes altera o controle transcricional do gene do GLUT2, mas os mecanismos precisam ser esclarecidos. Dentre os possíveis mecanismos capazes de promover alterações na expressão gênica de GLUT2 podemos destacar fatores transcricionais que já foram relacionados ao controle gênico do GLUT2 tais como: HNF-3², HNF-1±, HNF-4±, SREBP, RXR e C/EBP. Torna-se agora importante conhecermos o papel destes fatores sobre a expressão do GLUT2 em fígado e rim de animais diabéticos tratados ou não com insulina.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Aline David. O diabetes altera a expressão do RNAm do GLUT2 em fígado e rim: participação dos fatores transcricionais Hepatic Nuclear Factor - (HNF-) 1a, 3b e 4a.. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.