Busca avançada
Ano de início
Entree

Visões do mal: um estudo estético da fotografia forense no Museu do Crime em São Paulo

Processo: 09/03876-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História
Pesquisador responsável:Jorge Sidney Coli Junior
Beneficiário:Cyra Maria de Araújo Souza
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Criminologia   Violência   Arte contemporânea   História da arte   Fotografia   Morte

Resumo

O projeto pretende, em primeira instância, investigar as qualidades estéticas dafotografia forense e a possibilidade do encontro entre a representação da morte violenta e do corpo aberto e desmembrado, com a sensibilidade artística contemporânea - encontro que entrelaçarealidade e ficção.O acervo fotográfico do Museu do Crime da Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra em São Paulo é nomeado como objeto principal de estudo (em acordo com a permissão já concedida dos dirigentes da academia e do museu)1, e para tanto, o projeto se estende,num segundo propósito, á organização, classificação e recuperação desse acervo de centenas de imagens que percorrem toda a história da fotografia pericial da polícia civil do estado de São Paulono séc.XX (segue no final do projeto uma amostra das imagens no Museu).Além do estudo propriamente acadêmico, o projeto tem ainda a intenção de confrontar os resultados, ou seja, a seleção final de fotografias, com a visão dos próprios fotógrafos forense a partir de entrevistas, e exibir, fora do âmbito da academia de polícia, uma antologia da fotografia forense em São Paulo: imagens escolhidas dentro da perspectiva de estudo fariam então parte de uma exposição pública, planejada e executada, o que, complementando o texto analítico, traz a finalização do projeto.Essa pesquisa vem em continuidade com o trabalho desenvolvido na IniciaçãoCientífica Morte, Violência e Erotismo na fotografia contemporânea: um estudo de casos,financiada pela Fapesp de 2006 á 2008. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Cyra Maria de Araújo. Visões do "Mal" : estudos visuais sobre fotografia pericial : acervo do Instituto de Criminalística em São Paulo, 1987 a 2007. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.