Busca avançada
Ano de início
Entree

O sistema dos costumes: o ato do livre arbítrio como princípio sistemático

Processo: 09/03886-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia
Pesquisador responsável:Ricardo Ribeiro Terra
Beneficiário:Diego Kosbiau Trevisan
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Metafísica   Costumes   Ética (filosofia)   Livre-arbítrio   Moral

Resumo

A pesquisa pretende delinear um princípio de divisão sistemática da Metafísica dos Costumes de Kant partindo do conceito de ato do livre arbítrio como conceito supremo dividido do sistema. Desse modo, tentaremos argumentar em primeiro lugar (a) que o ato do livre arbítrio pode apresentar a "forma do sistema metafísico prático", servindo como fio condutor sistemático tanto para a distinção entre legislação ética e legislação jurídica quanto para a divisão da Metafísica dos Costumes em Doutrina do Direito e Doutrina da Virtude; e, em segundo lugar (b), que a estratégia interpretativa proposta atende ao caráter metafísico do sistema na medida em que analisa o ato do livre arbítrio como um conceito que apresenta de forma a priori a possibilidade de objetos que somente são dados empiricamente, ensejando portanto um sistema de deveres como deveres humanos.Assim, num primeiro momento será discutida a função de um conceito supremo na divisão lógica de um sistema, atentando para as noções de extensão e intensão de um conceito e para a forma pela qual uma dedução deve basear-se nas prescrições de uma doutrina do método. Num segundo momento, buscaremos analisar o conceito de ato do livre arbítrio, indicando como em seu significado já está implícito o princípio da classificação dos deveres realizada na Metafísica dos Costumes. Por fim, nesse último momento já estará contida a passagem para a discussão a respeito do caráter metafísico tanto do conceito dividido quanto do sistema a ser elaborado. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TREVISAN, Diego Kosbiau. A metafísica dos costumes: a autonomia para o ser humano. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.