Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo diacrônico do uso das preposições: documentos latino-portugueses e Português Paulista moderno

Processo: 09/04333-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 31 de maio de 2011
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Histórica
Pesquisador responsável:Rosane de Andrade Berlinck
Beneficiário:Kelly Cristina Tannihão
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/55944-0 - Projeto de história do português paulista (Projeto caipira), AP.TEM
Assunto(s):Português do Brasil   Preposição

Resumo

As línguas não constituem uma realidade estática, elas passam por variações constantes e ininterruptas ao longo do tempo. A esse processo dá-se primeiramente o nome de variação, e tal variação pode chegar a constituir uma mudança lingüística, assim, a língua é sempre resultado de um longo processo de evolução.A presente pesquisa trabalha com duas sincronias lingüísticas, enfocando a questão das mudanças morfológico-sintático-semânticas sofridas pelo sistema das preposições.A primeira sincronia é um estágio do processo de evolução do sistema latino. Para isso, é utilizada a coleção de documentos e textos medievais intitulada Portugaliae Monumenta Historica, publicada pela Academia Real das Ciências de Lisboa em 1868. Os documentos datam do século IX ao século XIII - período geralmente enquadrado entre o final da Alta Idade Média e meados da Baixa Idade Média. A coleção consta de quatro partes, das quais trabalha-se com Leges et Consuetudines, material que se constitui de anotações notariais de cessão e de administração de terras. Para a outra sincronia, trabalha-se com um corpus de redações escritas por estudantes que estejam concluindo ou que tenham concluído o ensino médio, na rede paulista de ensino. Dessa forma, a pesquisa tem caráter histórico e será constituída por uma fase de reconhecimento, exploratória e seletiva das ocorrências prepositivas, depois por uma análise reflexivo-crítica, seguida de um trabalho interpretativo-explicativo das questões abordadas.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TANNIHÃO, Kelly Cristina. Estudo diacrônico do uso das preposições : documentos latino-portugueses e português paulista moderno. 2011. 123 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara). Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.