Busca avançada
Ano de início
Entree

Série "Leituras Infantis" (1908-1919), de Francisco Vianna, e a história do ensino da leitura no Brasil

Processo: 09/04376-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Maria do Rosário Longo Mortatti
Beneficiário:Angélica Pall Oriani
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem

Resumo

Neste projeto, já em andamento, apresentam-se as etapas para o desenvolvimento de pesquisa de Mestrado em Educação, vinculada às linhas "Alfabetização" e "Ensino de língua portuguesa" do Grupo de Pesquisa e Projeto Integrado de Pesquisa "História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil", ambos coordenados por Maria do Rosário Longo Mortatti. Com o objetivo geral de contribuir para a produção de uma história do ensino de língua e literatura no Brasil, em continuidade às atividades desenvolvidas como bolsista de iniciação científica (Fapesp), enfoca-se a proposta para o ensino de leitura e da escrita apresentada pelo professor paulista Francisco Furtado Mendes Vianna (1875?-1946?) em Cartilha: leituras infantis, publicada pela Livraria Francisco Alves (RJ), presumivelmente em 1912, com sucessivas edições até a década de 1940. Mediante abordagem histórica centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais e de leitura da bibliografia especializada sobre o tema, vem-se elaborando um instrumento de pesquisa contendo a bibliografia de e sobre Francisco Furtado Mendes Vianna e vem-se analisando a configuração textual da cartilha mencionada, que consiste em enfocar os diferentes aspectos constitutivos de seu sentido. Até o momento, foi possível constatar as principais características do método analítico "concretizado" nessa cartilha, suas relações com as demais cartilhas baseadas nesse método e sua repercussão, por pelo menos quatro décadas, entre gerações de professores e alunos do curso primário, no Brasil. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ORIANI, Angélica Pall. Série "Leituras Infantis" (1908-1919), de Francisco Vianna e a história do ensino da leitura no Brasil. 2010. 288 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília. Marília.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.