Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicativo móvel para assistência a deficientes visuais na identificação de textos

Processo: 09/04450-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Roberto Marcondes Cesar Junior
Beneficiário:Henrique Morimitsu
Instituição-sede: Instituto de Matemática e Estatística (IME). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/00587-5 - Modelagem por redes (grafos) e técnicas de reconhecimento de padrões: estrutura, dinâmica e aplicações, AP.TEM
Assunto(s):Visão computacional   Pessoas com deficiência visual

Resumo

Este documento apresenta um projeto de mestrado em visão computacional para o aluno Henrique Morimitsu, sob a orientação do professor Roberto Marcondes Cesar Junior do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. O projeto deverá contar com a colaboração do professor Matthew Turk (UCSB - California).O projeto consiste no estudo e desenvolvimento de modelos e métodos de uma aplicação para um dispositivo móvel, tal como um celular ou um palmtop, que permita a um deficiente visual identificar textos existentes em alguns ambientes em que esteja inserido. É importante ressaltar que a aplicação não se refere apenas à identificação de textos escritos em papel ou similares, sendo entendido neste projeto de forma mais ampla. Assim, a identificação de textos pode incluir a detecção de textos, diagramas, imagens, símbolos, entre outros e compreende tarefas como leitura de slides de uma apresentação, placas de identificação (lojas, estacionamento, entre outros) em ambiente natural e reconhecimento de programas em telas de computador.Para garantir que a aplicação a ser desenvolvida tenha real importância para um deficiente visual, antes de se iniciar o desenvolvimento do aplicativo em si, além do estudo bibliográfico, serão realizadas entrevistas com deficientes para identificar suas necessidades e verificar que tipo de aplicativo poderia trazer algum benefício real. Neste sentido, um dos principais objetivos deste mestrado é identificar e desenvolver métodos para aplicativos móveis que sejam, ao mesmo tempo, relevantes e viáveis para um projeto de mestrado.Embora a aplicação específica será definida a posteriori, com base nas entrevistas e e estudo da literatura, a metodologia a ser desenvolvida deverá basear-se no reconhecimento estrutural de padrões. Modelos e métodos dessa abordagem são especialmente bem adaptados para a identificação de texto dada a estrutura inerente dos padrões a serem reconhecidos (textos, diagramas, títulos, gráficos, etc. que estão organizados espacialmente no plano). Assim, pretende-se adotar essa metodologia no desenvolvimento do projeto.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORIMITSU, Henrique. Uma abordagem estrutural para detecção de objetos e localização em ambientes internos por dispositivos móveis. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Matemática e Estatística São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.