Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da seleção para crescimento em diferentes idades sobre o consumo de energia em animais da raça Nelore

Processo: 09/04490-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Pesquisador responsável:Henrique Nunes de Oliveira
Beneficiário:Iara Del Pilar Solar Diaz
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Crescimento animal   Metabolismo energético   Rendimento de carcaça   Gado Nelore

Resumo

O objetivo deste trabalho será estudar o efeito predito da seleção sobre as características de crescimento em diferentes fases da vida dos animais, e estimar seus efeitos sobre o consumo de energia em um rebanho de ciclo completo (cria, recria e engorda), a partir da estimação das exigências de energia das diversas categorias animais do rebanho. Os dados a serem utilizados na estimação dos parâmetros necessários para estimar a resposta à seleção foram cedidos pela Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), a qual possui um total de 874.624 mil animais da raça Nelore cadastrados, distribuídos em 13 estados. Nesta pesquisa, serão utilizados apenas os dados dos animais criados exclusivamente a pasto e pertencentes ao estado de São Paulo. Serão utilizadas informações de pesagens dos animais da raça Nelore durante toda sua permanência no rebanho, sendo que nas fêmeas os pesos são tomados até a idade adulta e nos machos até por volta de 18 ou 24 meses. As estimativas de parâmetros genéticos do crescimento serão obtidas por meio de modelos de regressão aleatória. As respostas esperadas à seleção serão calculadas para cada categoria animal e idade de acordo com as equações de predição para um período correspondente a duas gerações. O intervalo de gerações será estimado com base nas informações dos rebanhos estudados. Os requerimentos energéticos dos animais de cada categoria serão estimados a partir equações de predição disponíveis no NRC para cada idade, considerando o estado fisiológico, o peso e o ganho de peso até a próxima fase. Utilizando como parâmetros os índices reprodutivos e de mortalidade obtidos nos próprios rebanhos, ou disponíveis na literatura para a raça Nelore e, utilizando os dados médios de peso por idade dos animais dos rebanhos estudados como base, serão criados rebanhos simulados, numericamente estáveis, que serão submetidos à seleção para crescimento em diferentes idades. Uma vez calculadas as respostas esperadas diretas e indiretas à seleção para cada categoria animal em cada rebanho simulado, serão estimadas as necessidades de energia de cada categoria e o efeito do aumento do peso e do ganho de peso sobre estas necessidades em cada categoria e sobre o consumo de energia no rebanho todo, a cada ano. Serão também estimados com base em parâmetros da literatura, os quilogramas de carcaça produzidos a cada ano. Serão então comparados os rebanhos submetidos aos diferentes critérios de seleção buscando verificar as conseqüências da seleção para cada peso, em termos da relação entre quilogramas de carcaça produzida e consumo de energia.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DIAZ, Iara Del Pilar Solar. Efeito da seleção para crescimento em diferentes idades sobre o consumo de energia em animais da raça Nelore. 2012. 85 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (Campus de Jaboticabal).

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.