Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito residual da aplicação superficial de calcário e gesso nas culturas de soja, aveia-preta e sorgo granífero

Processo: 09/04126-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Carlos Alexandre Costa Crusciol
Beneficiário:Claudio Hideo Martins da Costa
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Nutrição vegetal   Relação solo-planta   Acidez do solo   Sucessão de culturas   Produtividade de grãos   Soja   Aveia preta   Sorgo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acidez do Solo | Calcário residual | Correção do solo | Nutrição de Plantas | produtividade de grãos | Sucessão de culturas | Relação Solo-Planta

Resumo

No sistema de plantio direto praticamente não há revolvimento do solo e o consequente acúmulo de resíduos vegetais e fertilizantes na superfície aceleram o processo de acidificação, contínuo e acentuado que ocorre naturalmente em solo de regiões úmidas, onde, geralmente, é observada baixa disponibilidade de nutrientes e elevados teores de H + Al. Assim, da mesma forma que no sistema de cultivo convencional, no sistema de plantio direto também existe a necessidade de aplicação de insumos em superfície, especialmente, materiais corretivos de acidez. Dentro deste enfoque, o trabalho será desenvolvido na Fazenda Experimental Lageado, pertencente à Faculdade de Ciências Agronômicas - UNESP, localizada no município de Botucatu (SP), dando continuidade a um projeto de pesquisa que vem sendo conduzido desde o ano agrícola de 2002/03, com o objetivo de avaliar o efeito residual da aplicação superficial de corretivos na movimentação de bases, na correção da acidez do solo, bem como no crescimento radicular, na nutrição e na produtividade das culturas da soja e do sorgo consorciado com braquiária em região de inverno seco. A semeadura da cultura de verão será realizada nos meses de novembro de 2008 e 2009, já a safrinha será semeada em abril dos anos subsequentes. O delineamento experimental será em blocos casualisados em parcelas subdivididas, com 4 repetições. As parcelas serão constituídas por quatro níveis de calcário (0, 1000, 2000 e 4000 kg ha-1) e as subparcelas por dois níveis de gesso agrícola (0 e 2100 kg ha-1), já aplicados (novembro 2004). Serão realizadas as seguintes avaliações: produção de matéria seca, teores de macronutrientes em todas as culturas, componentes de produção e produtividade das culturas graníferas, crescimento radicular da cultura da soja, movimentação de bases, atributos químicos do solo aos 48 e 60 meses e calcário residual aos 60 meses após aplicação dos corretivos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTINS DA COSTA, CLAUDIO HIDEO; COSTA CRUSCIOL, CARLOS ALEXANDRE. Long-term effects of lime and phosphogypsum application on tropical no-till soybean-oat-sorghum rotation and soil chemical properties. EUROPEAN JOURNAL OF AGRONOMY, v. 74, p. 119-132, . (09/04126-3)
CLAUDIO HIDEO MARTINS DA COSTA; CARLOS ALEXANDRE COSTA CRUSCIOL; JAYME FERRARI NETO; GUSTAVO SPADOTTI AMARAL CASTRO. Efeitos residuais da calagem superficial em solo tropical com plantio direto. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 51, n. 9, p. 1633-1642, . (09/04126-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, Claudio Hideo Martins da. Efeito residual da aplicação superficial de calcário e gesso nas culturas de soja, aveia-preta e sorgo granífero. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agronômicas. Botucatu Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.