Busca avançada
Ano de início
Entree

Um Modelo de Pré-Despacho Hidrotérmico para o Ambiente de Mercados de Energia

Processo: 09/04160-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Leonardo Nepomuceno
Beneficiário:Andre Henrique Benetton Vergilio
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Geração de energia elétrica

Resumo

O setor elétrico brasileiro continua a ser planejado e operado com base em conceitos, metodologias e ferramentas computacionais desenvolvidos para o ambiente anterior à implantação dos novos mercados de energia, apesar das alterações substanciais no mercado de energia decorrentes dos processos de desregulamentação e desverticalização em curso no Brasil. Este trabalho descreve um projeto de mestrado cujo objetivo é propor um modelo de Pré-Despacho Hidrotérmico (PDH) que leve em conta os ambientes de mercado pool e bilateral e que seja apropriado ao atual contexto de desregulamentação do setor. O projeto busca dar contribuições em aspectos de mercado que ainda não estão incorporados às metodologias do setor elétrico brasileiro. Dentre os principais aspectos do modelo, pode-se destacar: i) a introdução de restrições adicionais no PDH do pool de forma a representar os contratos bilaterais firmes pré-estabelecidos; ii) a obtenção dos preços spot em base horária, de forma a viabilizar um mercado de curto prazo; iii) análise de performance (receitas e despesas) dos agentes de mercado; iv) simulação hidráulica da solução ótima obtida pelo modelo proposto.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VERGILIO, Andre Henrique Benetton. Um modelo de pré-despacho hidrotérmico para mercados de energia. 2011. 132 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Bauru). Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.