Busca avançada
Ano de início
Entree

Estrutura social de veado-campeiro (Ozotoceros bezoarticus) no Pantanal

Processo: 09/04253-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:José Maurício Barbanti Duarte
Beneficiário:Aline Meira Bonfim Mantellatto
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Pantanal   Estruturas genéticas   Estrutura social

Resumo

O veado-campeiro é uma das oito espécies de cervídeos reconhecidas no Brasil. Efeitos das atividades de caça associados à introdução de animais domésticos, destruição, fragmentação e alteração na qualidade do habitat são causas potenciais de ameaças às populações de veado-campeiro, sendo que a população existente no Pantanal é a mais significativa em nosso País. Estudos a respeito da estrutura social de veado-campeiro são escassos, além disso, a literatura apresenta muitas questões controversas e muitas outras em aberto. Dentro desse contexto, o presente projeto de pesquisa tem o objetivo de analisar a estrutura social da população de veado-campeiro na região central do Pantanal (MS, Brasil). Para tanto, doze fêmeas marcadas com radiotransmissores, serão utilizadas como animal focal para a observação dos grupos. Os animais que acompanham esta fêmea constituirão as unidades grupais em estudo. Serão colhidas e estocadas as fezes de cada indivíduo do grupo mensalmente. As fezes terão seu DNA extraído e amplificado por meio de iniciadores para 5 regiões microssatélites. Essa análise permitirá acessar o nível de proximidade genética entre os animais que formam cada grupo e se são os mesmos animais durante todo o ano, o que auxiliará no entendimento dos mecanismos genéticos que estão por traz da estratégia de agrupamento. Além disso, será observado o período em que o filhote acompanha sua mãe. Os resultados fornecerão respostas que permitirão o esclarecimento de questões controversas presentes na literatura, assim como conhecimento da estrutura populacional dessa população, com informações sobre a estrutura genética dos animais constituintes dos grupos, contribuindo assim para o conhecimento da biologia básica da espécie.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BONFIM MANTELLATTO, ALINE MEIRA; CAPARROZ, RENATO; CHRISTOFOLETTI, MAURICIO DURANTE; PIOVEZAN, UBIRATAN; BARBANTI DUARTE, JOSE MAURICIO. Genetic diversity of the pampas deer (Ozotoceros bezoarticus) population in the Brazilian Pantanal assessed by combining fresh fecal DNA analysis and a set of heterologous microsatellite loci. GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY, v. 40, n. 4, p. 774-780, OCT-DEC 2017. Citações Web of Science: 0.
ALINE MEIRA BONFIM MANTELLATTO; RENATO CAPARROZ; MAURÍCIO DURANTE CHRISTOFOLETTI; UBIRATAN PIOVEZAN; JOSÉ MAURÍCIO BARBANTI DUARTE. Genetic diversity of the pampas deer (Ozotoceros bezoarticus) population in the Brazilian Pantanal assessed by combining fresh fecal DNA analysis and a set of heterologous microsatellite loci. GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY, v. 40, n. 4, p. -, Dez. 2017.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MANTELLATTO, Aline Meira Bonfim. Estrutura social em fêmeas de veado-campeiro (Ozotoceros bezoarticus) no pantanal. 2011. 81 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.