Bolsa 09/04260-1 - Análise musical, Multiplicidade - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Estratégias composicionais de Luciano Berio a partir de uma análise da Sonata per pianoforte (2001)

Processo: 09/04260-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de março de 2011
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Marcos Branda Lacerda
Beneficiário:Valeria Muelas Bonafe
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Análise musical   Multiplicidade   Gilles Deleuze   Félix Guattari
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise Musical | Félix Guattari | Gilles Deleuze | Italo Calvino | Luciano Berio | Multiplicidade | Análise Musical

Resumo

Luciano Berio foi um compositor de grande relevância no pensamento musical da segunda metade do Século XX. Com uma larga produção musical, a totalidade de sua obra inclui peças instrumentais, vocais, eletrônicas e cênicas, somando aproximadamente um total de 150 composições, escritas entre 1937 e 2003, ano em que faleceu. Durante sua formação sofreu influências de Giorgio Ghedini e Luigi Dallapiccola. Nos anos 50 esteve vinculado ao serialismo e, em Darmstadt, principal centro de pesquisa e reflexão sobre composição na época, figurou ao lado de Pierre Boulez, Karlheinz Stockhausen, Bruno Maderna e Henri Pousseur. A partir da segunda metade da década de 50 passou a se afastar da influência de Darmstadt e a desenvolver um estilo próprio. Esse trabalho pretende analisar como se constrói a forma musical na obra de Berio após 1954, ou seja, nas palavras do próprio compositor, após seu "exorcismo" darmstadtiano. Para tanto, analisaremos algumas obras produzidas entre 1954 e 1980. As análises musicais serão animadas pelo conceito de multiplicidade apresentado por Ítalo Calvino nas Seis propostas para o novo milênio e por Gilles Deleuze e Félix Guattari em Mil Platôs - Capitalismo e Esquizofrenia.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BONAFE, Valeria Muelas. Estratégias composicionais de Luciano Berio a partir de uma análise da Sonata per pianoforte (2001). 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) São Paulo.